Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33625
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-2261-0101
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Podcast e o eixo comunicação na pedagogia Freinet: um trabalho de formação docente
Autor: Pedro, Juliana Chieregato
Primer orientador: Arena, Adriana Pastorello Buim
Primer miembro de la banca: Silva, Fernanda Duarte Araújo
Segundo miembro de la banca: Soares, Raquel Pereira
Resumen: Este trabalho de conclusão de curso relata uma experiência de formação docente realizada no ano de 2021 com professores da Educação Básica e Ensino Superior, bem como graduandos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia. Buscou-se inspiração nos anos 40 com a Rádio Freinet: técnica proposta pelo estudioso francês Célestin Freinet. Estabeleceu-se então como objetivo desta pesquisa compreender o processo de superação da Rádio Escolar para o Podcast, que ganhou especial fama na segunda década do século XXI. O intuito foi promover o Eixo Comunicação da Pedagogia Freinet a partir da ferramenta Podcast. Para isso, estabeleceu-se uma pesquisa-intervenção a partir de quatro oficinas elaboradas para ensinar como criar um programa de Podcasts visando uma ação transformadora por meio de novos conhecimentos tecnológicos. Além de estabelecer um curso pedagogicamente planejado, este trabalho foi capaz de possibilitar a publicação de dois Podcasts: um sobre Alfabetização, com professores da temática e outro sobre Conversas Literárias, com crianças.
Abstract: This work of course conclusion reports an experience of teacher training carried out in 2021 with teachers from Basic Education and Higher Education, as well as undergraduate students of the Pedagogy course at Universidade Federal de Uberlândia. Inspiration was sought in the 40s with Radio Freinet: a technique proposed by the French scholar Célestin Freinet. The objective of this research was thus established as to understand the process of overcoming Rádio Escolar to Podcast, which gained special fame in the second decade of the 21st century. The aim was to promote the Communication Axis of Freinet Pedagogy through the Podcast tool. For this, a research-intervention was established based on four workshops designed to teach how to create a Podcast program aiming at a transformative action through new technological knowledge. In addition to establishing a pedagogically planned course, this work was able to enable the publication of two Podcasts: one about Literacy with professors of the subject and another on Booktalk, with children.
Palabras clave: Podcast
Freinet
Formação docente
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: PEDRO, Juliana Chieregato. Podcast e o eixo comunicação na pedagogia Freinet: um trabalho de formação docente. 2021. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33625
Fecha de defensa: 29-oct-2021
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PodcastEixoComunicação.pdfTCC1.78 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.