Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33625
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPedro, Juliana Chieregato-
dc.date.accessioned2021-11-30T23:57:55Z-
dc.date.available2021-11-30T23:57:55Z-
dc.date.issued2021-10-29-
dc.identifier.citationPEDRO, Juliana Chieregato. Podcast e o eixo comunicação na pedagogia Freinet: um trabalho de formação docente. 2021. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33625-
dc.description.abstractThis work of course conclusion reports an experience of teacher training carried out in 2021 with teachers from Basic Education and Higher Education, as well as undergraduate students of the Pedagogy course at Universidade Federal de Uberlândia. Inspiration was sought in the 40s with Radio Freinet: a technique proposed by the French scholar Célestin Freinet. The objective of this research was thus established as to understand the process of overcoming Rádio Escolar to Podcast, which gained special fame in the second decade of the 21st century. The aim was to promote the Communication Axis of Freinet Pedagogy through the Podcast tool. For this, a research-intervention was established based on four workshops designed to teach how to create a Podcast program aiming at a transformative action through new technological knowledge. In addition to establishing a pedagogically planned course, this work was able to enable the publication of two Podcasts: one about Literacy with professors of the subject and another on Booktalk, with children.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPodcastpt_BR
dc.subjectFreinetpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titlePodcast e o eixo comunicação na pedagogia Freinet: um trabalho de formação docentept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Arena, Adriana Pastorello Buim-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7122993229219646pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Fernanda Duarte Araújo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2530209398344202pt_BR
dc.contributor.referee2Soares, Raquel Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0029840689018201pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9879306766640241pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso relata uma experiência de formação docente realizada no ano de 2021 com professores da Educação Básica e Ensino Superior, bem como graduandos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia. Buscou-se inspiração nos anos 40 com a Rádio Freinet: técnica proposta pelo estudioso francês Célestin Freinet. Estabeleceu-se então como objetivo desta pesquisa compreender o processo de superação da Rádio Escolar para o Podcast, que ganhou especial fama na segunda década do século XXI. O intuito foi promover o Eixo Comunicação da Pedagogia Freinet a partir da ferramenta Podcast. Para isso, estabeleceu-se uma pesquisa-intervenção a partir de quatro oficinas elaboradas para ensinar como criar um programa de Podcasts visando uma ação transformadora por meio de novos conhecimentos tecnológicos. Além de estabelecer um curso pedagogicamente planejado, este trabalho foi capaz de possibilitar a publicação de dois Podcasts: um sobre Alfabetização, com professores da temática e outro sobre Conversas Literárias, com crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration54pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.orcid.putcode104027874-
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PodcastEixoComunicação.pdfTCC1.78 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.