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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33610
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-9444-3456 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
Título: | As marcas do "atraso" na São Paulo que se moderniza: fotografia, cidade e os trabalhadores ambulantes de Vincenzo Pastore no início do século XX |
Autor(es): | Sesso, Ana Luisa |
Primeiro orientador: | Barbosa, Marta Emísia Jacinto |
Primeiro membro da banca: | Vasconcelos, Regina Ilka Vieira |
Segundo membro da banca: | Romani, Aline Pimentel |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo central compreender e estudar as relações existentes entre fotografia e história, bem como suas ligações com a cidade de São Paulo no início do século XX. Procurando perceber o papel da fotografia enquanto fonte histórica e as entendendo enquanto linguagem, serão manuseadas as fotografias de trabalhadores comuns, os vendedores ambulantes, produzidas pelo “fotógrafo do cotidiano” ítalobrasileiro Vincenzo Pastore, buscando apreender as experiências desses sujeitos, que na maioria das vezes não são retratados em suas verdadeiras realidades, mas sim esquecidos. Para isso serão utilizadas outras fontes além das fotografias, como atos e leis municipais da época e algumas reportagens de jornais. Além disso, objetiva-se entender as relações entre cidade e fotografia, buscando compreender como esses sujeitos viviam a cidade de São Paulo, quais espaços ocupavam e como resistiam as tentativas da prefeitura em controlar suas atividades, percebendo quais direitos a cidade esses sujeitos possuíam. |
Abstract: | The main objective of this research is to understand and study the existing relationships between photography and history, as well as their links with the city of São Paulo at the beginning of the 20th century. Seeking to understand the role of photography as a historical source and understanding them as a language, photographs of common workers, street vendors, produced by the Italian-Brazilian “daily photographer” Vincenzo Pastore will be handled, seeking to capture the experiences of these subjects, who most of the times are not portrayed in their true realities, but forgotten. For this, sources other than photographs will be used, such as municipal acts and laws of the time and some newspaper reports. In addition, the objective is to understand the relationship between the city and photography, seeking to understand how these subjects live the city of São Paulo, which spaces they occupied and how they resisted the attempts of the city to control their activities, realizing which rights the city had these subjects. |
Palavras-chave: | Fotografia Cidade Linguagem Vincenzo Pastore |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | SESSO, Ana Luisa. As marcas do "atraso" na São Paulo que se moderniza: fotografia, cidade e os trabalhadores ambulantes de Vincenzo Pastore no início do século XX. 2021. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33610 |
Data de defesa: | 25-Out-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - História |
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