Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33610
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSesso, Ana Luisa-
dc.date.accessioned2021-11-30T20:00:14Z-
dc.date.available2021-11-30T20:00:14Z-
dc.date.issued2021-10-25-
dc.identifier.citationSESSO, Ana Luisa. As marcas do "atraso" na São Paulo que se moderniza: fotografia, cidade e os trabalhadores ambulantes de Vincenzo Pastore no início do século XX. 2021. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33610-
dc.description.abstractThe main objective of this research is to understand and study the existing relationships between photography and history, as well as their links with the city of São Paulo at the beginning of the 20th century. Seeking to understand the role of photography as a historical source and understanding them as a language, photographs of common workers, street vendors, produced by the Italian-Brazilian “daily photographer” Vincenzo Pastore will be handled, seeking to capture the experiences of these subjects, who most of the times are not portrayed in their true realities, but forgotten. For this, sources other than photographs will be used, such as municipal acts and laws of the time and some newspaper reports. In addition, the objective is to understand the relationship between the city and photography, seeking to understand how these subjects live the city of São Paulo, which spaces they occupied and how they resisted the attempts of the city to control their activities, realizing which rights the city had these subjects.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectCidadept_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectVincenzo Pastorept_BR
dc.titleAs marcas do "atraso" na São Paulo que se moderniza: fotografia, cidade e os trabalhadores ambulantes de Vincenzo Pastore no início do século XXpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Marta Emísia Jacinto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6425309024363380pt_BR
dc.contributor.referee1Vasconcelos, Regina Ilka Vieira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5772606285115412pt_BR
dc.contributor.referee2Romani, Aline Pimentel-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0448610483930228pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5568699627197565pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo central compreender e estudar as relações existentes entre fotografia e história, bem como suas ligações com a cidade de São Paulo no início do século XX. Procurando perceber o papel da fotografia enquanto fonte histórica e as entendendo enquanto linguagem, serão manuseadas as fotografias de trabalhadores comuns, os vendedores ambulantes, produzidas pelo “fotógrafo do cotidiano” ítalobrasileiro Vincenzo Pastore, buscando apreender as experiências desses sujeitos, que na maioria das vezes não são retratados em suas verdadeiras realidades, mas sim esquecidos. Para isso serão utilizadas outras fontes além das fotografias, como atos e leis municipais da época e algumas reportagens de jornais. Além disso, objetiva-se entender as relações entre cidade e fotografia, buscando compreender como esses sujeitos viviam a cidade de São Paulo, quais espaços ocupavam e como resistiam as tentativas da prefeitura em controlar suas atividades, percebendo quais direitos a cidade esses sujeitos possuíam.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration80pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.orcid.putcode104029567-
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MarcasAtrasoSão.pdfTCC3.27 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons