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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 United States
Título: Memorial reflexivo: minha trajetória refletida em um espelho
Autor: Rosa, Paula Tatiane Ribas Campos
Primer orientador: Longhini, Iara Maria Mora
Primer miembro de la banca: Longhini, Marcos Daniel
Segundo miembro de la banca: x, x
Resumen: O processo educativo ao longo do tempo passou por várias mudanças, algo relativamente comum para uma sociedade que está em constante crescimento e desenvolvimento. Entretanto, recentemente, a crise sanitária que se instalou mundialmente com a covid-19 ocasionou transformações, ainda que relevantes no âmbito educacional, para além das atuais estruturas que o sistema de ensino brasileiro possui. O isolamento social adotado conduziu as escolas a aderirem ao “ensino remoto” mediado pelas ferramentas tecnológicas. O distanciamento social foi a maneira mais viável adotada pelos órgãos de saúde para conter a disseminação do vírus, sendo que tal medida interferiu diretamente na esfera escolar. Diante disso, vale ressaltar a importância de se discutir o relevante papel que a afetividade possui na relação entre professor e aluno, sendo indispensável ao longo do processo educativo. O objetivo central deste trabalho é abordar a influência da afetividade na relação entre professor e aluno, bem como as implicações e os efeitos provocados no processo pedagógico. Além do mais, é importante também procurar entender como a afetividade trabalhada no ambiente escolar tem impactado a vida dos indivíduos no seio da sociedade. Propõe-se, assim, apresentar reflexões e analisar como tem sido trabalhado esse vínculo entre docente e discente no modelo de ensino remoto. A metodologia para realizar o trabalho consistiu de uma pesquisa bibliográfica. Evidencia-se que as práticas pedagógicas mediadas com afetividades contribuem para a formação do sujeito de forma não só intelectual, mas também humana. A necessidade da afetividade na relação entre professor e aluno, ainda que dentro do contexto de distanciamento e isolamento social, continua sendo fundamental para construção de um processo de ensino aprendizagem eficaz. Mesmo distantes, é possível que os indivíduos envolvidos no processo educativo constituam uma boa relação na qual as habilidades e competências do sujeito em formação sejam desenvolvidas.
Palabras clave: Afetividade
Relação professor-aluno
Ensino aprendizagem
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: ROSA, Paula Tatiane Ribas Campos. Memorial reflexivo: minha trajetória refletida em um espelho. 2021. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33600
Fecha de defensa: 10-nov-2021
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (EaD)

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