Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33600
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 United States |
Title: | Memorial reflexivo: minha trajetória refletida em um espelho |
Author: | Rosa, Paula Tatiane Ribas Campos |
First Advisor: | Longhini, Iara Maria Mora |
First member of the Committee: | Longhini, Marcos Daniel |
Second member of the Committee: | x, x |
Summary: | O processo educativo ao longo do tempo passou por várias mudanças, algo relativamente comum para uma sociedade que está em constante crescimento e desenvolvimento. Entretanto, recentemente, a crise sanitária que se instalou mundialmente com a covid-19 ocasionou transformações, ainda que relevantes no âmbito educacional, para além das atuais estruturas que o sistema de ensino brasileiro possui. O isolamento social adotado conduziu as escolas a aderirem ao “ensino remoto” mediado pelas ferramentas tecnológicas. O distanciamento social foi a maneira mais viável adotada pelos órgãos de saúde para conter a disseminação do vírus, sendo que tal medida interferiu diretamente na esfera escolar. Diante disso, vale ressaltar a importância de se discutir o relevante papel que a afetividade possui na relação entre professor e aluno, sendo indispensável ao longo do processo educativo. O objetivo central deste trabalho é abordar a influência da afetividade na relação entre professor e aluno, bem como as implicações e os efeitos provocados no processo pedagógico. Além do mais, é importante também procurar entender como a afetividade trabalhada no ambiente escolar tem impactado a vida dos indivíduos no seio da sociedade. Propõe-se, assim, apresentar reflexões e analisar como tem sido trabalhado esse vínculo entre docente e discente no modelo de ensino remoto. A metodologia para realizar o trabalho consistiu de uma pesquisa bibliográfica. Evidencia-se que as práticas pedagógicas mediadas com afetividades contribuem para a formação do sujeito de forma não só intelectual, mas também humana. A necessidade da afetividade na relação entre professor e aluno, ainda que dentro do contexto de distanciamento e isolamento social, continua sendo fundamental para construção de um processo de ensino aprendizagem eficaz. Mesmo distantes, é possível que os indivíduos envolvidos no processo educativo constituam uma boa relação na qual as habilidades e competências do sujeito em formação sejam desenvolvidas. |
Keywords: | Afetividade Relação professor-aluno Ensino aprendizagem |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | ROSA, Paula Tatiane Ribas Campos. Memorial reflexivo: minha trajetória refletida em um espelho. 2021. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33600 |
Date of defense: | 10-Nov-2021 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MemorialReflexivoMinha.pdf | 504.94 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License