Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33600
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRosa, Paula Tatiane Ribas Campos-
dc.date.accessioned2021-11-30T17:45:00Z-
dc.date.available2021-11-30T17:45:00Z-
dc.date.issued2021-11-10-
dc.identifier.citationROSA, Paula Tatiane Ribas Campos. Memorial reflexivo: minha trajetória refletida em um espelho. 2021. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33600-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectRelação professor-alunopt_BR
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.titleMemorial reflexivo: minha trajetória refletida em um espelhopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Longhini, Iara Maria Mora-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7922481000336627pt_BR
dc.contributor.referee1Longhini, Marcos Daniel-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8422119886996254pt_BR
dc.contributor.referee2x, x-
dc.contributor.referee2Lattesxpt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO processo educativo ao longo do tempo passou por várias mudanças, algo relativamente comum para uma sociedade que está em constante crescimento e desenvolvimento. Entretanto, recentemente, a crise sanitária que se instalou mundialmente com a covid-19 ocasionou transformações, ainda que relevantes no âmbito educacional, para além das atuais estruturas que o sistema de ensino brasileiro possui. O isolamento social adotado conduziu as escolas a aderirem ao “ensino remoto” mediado pelas ferramentas tecnológicas. O distanciamento social foi a maneira mais viável adotada pelos órgãos de saúde para conter a disseminação do vírus, sendo que tal medida interferiu diretamente na esfera escolar. Diante disso, vale ressaltar a importância de se discutir o relevante papel que a afetividade possui na relação entre professor e aluno, sendo indispensável ao longo do processo educativo. O objetivo central deste trabalho é abordar a influência da afetividade na relação entre professor e aluno, bem como as implicações e os efeitos provocados no processo pedagógico. Além do mais, é importante também procurar entender como a afetividade trabalhada no ambiente escolar tem impactado a vida dos indivíduos no seio da sociedade. Propõe-se, assim, apresentar reflexões e analisar como tem sido trabalhado esse vínculo entre docente e discente no modelo de ensino remoto. A metodologia para realizar o trabalho consistiu de uma pesquisa bibliográfica. Evidencia-se que as práticas pedagógicas mediadas com afetividades contribuem para a formação do sujeito de forma não só intelectual, mas também humana. A necessidade da afetividade na relação entre professor e aluno, ainda que dentro do contexto de distanciamento e isolamento social, continua sendo fundamental para construção de um processo de ensino aprendizagem eficaz. Mesmo distantes, é possível que os indivíduos envolvidos no processo educativo constituam uma boa relação na qual as habilidades e competências do sujeito em formação sejam desenvolvidas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration19pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MemorialReflexivoMinha.pdf504.94 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons