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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33565
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Expectativas e vivências escolares em uma construção do conhecimento pedagógico sobre os direitos humanos |
Autor(es): | Ranuzi, Ester Aparecida |
Primeiro orientador: | Melo, Geovana Ferreira |
Primeiro membro da banca: | x, x |
Segundo membro da banca: | x, x |
Resumo: | O presente Memorial tem como objetivo descrever expectativas e vivências escolares que se efetivaram na construção do conhecimento pedagógico sobre os Direitos Humanos. A elaboração foi construída dentro de uma trajetória de vida e acadêmica na qual foi possível entrelaçar o tema Direitos Humanos considerando minha formação humana e construindo os saberes para uma prática de maior qualidade social, visando uma ação mais democrática e libertadora. O estudo justifica-se como um requisito para obtenção de formação no Curso de Pedagogia, pela Universidade Federal de Uberlândia. No memorial discorro, de modo crítico-reflexivo sobre minhas origens, minha formação acadêmica e cidadã, minha trajetória institucional no ensino superior, sempre buscando articular aos conhecimentos relacionados aos Direito Humanos. O estudo faz abertamente um parâmetro analítico de uma trajetória de vida, mas ao mesmo tempo, demonstra como foi se construindo o desejo e a intenção de discutir sobre o tema Direito Humanos, principalmente, pelo fato desse merecer atenção de todos os egressos da Pedagogia. Mediadores da aprendizagem e agentes de formação cidadã os pedagogos precisam cultivar na aprendizagem realizada na sua trajetória de vida e acadêmica o interesse pelo próximo, por lutar por um mundo mais igualitário. Concluiu-se no estudo que mais que buscar uma formação é preciso que o educador seja um agente transformador capaz de melhorar o espaço que vive e interage, pois se todos tiverem este pensamento, quem sabe um dia pode-se ter uma sociedade com pessoas melhores, com uma geração que de fato compreenda o que são os Direitos Humanos pela própria vivência e não apenas pelos estudos na legislação ou livros sobre o tema. |
Palavras-chave: | Direitos humanos Memorial Saberes Prática Formação cidadã |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::OUTROS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | RANUZI, Ester Aparecida. Expectativas e vivências escolares em uma construção do conhecimento pedagógico sobre os direitos humanos. 2021. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33565 |
Data de defesa: | 26-Nov-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia (EaD) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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