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dc.creatorRanuzi, Ester Aparecida-
dc.date.accessioned2021-11-26T19:36:25Z-
dc.date.available2021-11-26T19:36:25Z-
dc.date.issued2021-11-26-
dc.identifier.citationRANUZI, Ester Aparecida. Expectativas e vivências escolares em uma construção do conhecimento pedagógico sobre os direitos humanos. 2021. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33565-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.subjectMemorialpt_BR
dc.subjectSaberespt_BR
dc.subjectPráticapt_BR
dc.subjectFormação cidadãpt_BR
dc.titleExpectativas e vivências escolares em uma construção do conhecimento pedagógico sobre os direitos humanospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Melo, Geovana Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8047532255499546pt_BR
dc.contributor.referee1x, x-
dc.contributor.referee1Lattesxpt_BR
dc.contributor.referee2x, x-
dc.contributor.referee2Lattesxpt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente Memorial tem como objetivo descrever expectativas e vivências escolares que se efetivaram na construção do conhecimento pedagógico sobre os Direitos Humanos. A elaboração foi construída dentro de uma trajetória de vida e acadêmica na qual foi possível entrelaçar o tema Direitos Humanos considerando minha formação humana e construindo os saberes para uma prática de maior qualidade social, visando uma ação mais democrática e libertadora. O estudo justifica-se como um requisito para obtenção de formação no Curso de Pedagogia, pela Universidade Federal de Uberlândia. No memorial discorro, de modo crítico-reflexivo sobre minhas origens, minha formação acadêmica e cidadã, minha trajetória institucional no ensino superior, sempre buscando articular aos conhecimentos relacionados aos Direito Humanos. O estudo faz abertamente um parâmetro analítico de uma trajetória de vida, mas ao mesmo tempo, demonstra como foi se construindo o desejo e a intenção de discutir sobre o tema Direito Humanos, principalmente, pelo fato desse merecer atenção de todos os egressos da Pedagogia. Mediadores da aprendizagem e agentes de formação cidadã os pedagogos precisam cultivar na aprendizagem realizada na sua trajetória de vida e acadêmica o interesse pelo próximo, por lutar por um mundo mais igualitário. Concluiu-se no estudo que mais que buscar uma formação é preciso que o educador seja um agente transformador capaz de melhorar o espaço que vive e interage, pois se todos tiverem este pensamento, quem sabe um dia pode-se ter uma sociedade com pessoas melhores, com uma geração que de fato compreenda o que são os Direitos Humanos pela própria vivência e não apenas pelos estudos na legislação ou livros sobre o tema.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration27pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

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