Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33565
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Ranuzi, Ester Aparecida | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-26T19:36:25Z | - |
dc.date.available | 2021-11-26T19:36:25Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-26 | - |
dc.identifier.citation | RANUZI, Ester Aparecida. Expectativas e vivências escolares em uma construção do conhecimento pedagógico sobre os direitos humanos. 2021. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33565 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Direitos humanos | pt_BR |
dc.subject | Memorial | pt_BR |
dc.subject | Saberes | pt_BR |
dc.subject | Prática | pt_BR |
dc.subject | Formação cidadã | pt_BR |
dc.title | Expectativas e vivências escolares em uma construção do conhecimento pedagógico sobre os direitos humanos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Melo, Geovana Ferreira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8047532255499546 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | x, x | - |
dc.contributor.referee1Lattes | x | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | x, x | - |
dc.contributor.referee2Lattes | x | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente Memorial tem como objetivo descrever expectativas e vivências escolares que se efetivaram na construção do conhecimento pedagógico sobre os Direitos Humanos. A elaboração foi construída dentro de uma trajetória de vida e acadêmica na qual foi possível entrelaçar o tema Direitos Humanos considerando minha formação humana e construindo os saberes para uma prática de maior qualidade social, visando uma ação mais democrática e libertadora. O estudo justifica-se como um requisito para obtenção de formação no Curso de Pedagogia, pela Universidade Federal de Uberlândia. No memorial discorro, de modo crítico-reflexivo sobre minhas origens, minha formação acadêmica e cidadã, minha trajetória institucional no ensino superior, sempre buscando articular aos conhecimentos relacionados aos Direito Humanos. O estudo faz abertamente um parâmetro analítico de uma trajetória de vida, mas ao mesmo tempo, demonstra como foi se construindo o desejo e a intenção de discutir sobre o tema Direito Humanos, principalmente, pelo fato desse merecer atenção de todos os egressos da Pedagogia. Mediadores da aprendizagem e agentes de formação cidadã os pedagogos precisam cultivar na aprendizagem realizada na sua trajetória de vida e acadêmica o interesse pelo próximo, por lutar por um mundo mais igualitário. Concluiu-se no estudo que mais que buscar uma formação é preciso que o educador seja um agente transformador capaz de melhorar o espaço que vive e interage, pois se todos tiverem este pensamento, quem sabe um dia pode-se ter uma sociedade com pessoas melhores, com uma geração que de fato compreenda o que são os Direitos Humanos pela própria vivência e não apenas pelos estudos na legislação ou livros sobre o tema. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 27 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ExpectativasVivênciasEscolares.pdf | 658.97 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.