Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33565| Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Access type: | Acesso Aberto |
| Title: | Expectativas e vivências escolares em uma construção do conhecimento pedagógico sobre os direitos humanos |
| Author: | Ranuzi, Ester Aparecida |
| First Advisor: | Melo, Geovana Ferreira |
| First member of the Committee: | x, x |
| Second member of the Committee: | x, x |
| Summary: | O presente Memorial tem como objetivo descrever expectativas e vivências escolares que se efetivaram na construção do conhecimento pedagógico sobre os Direitos Humanos. A elaboração foi construída dentro de uma trajetória de vida e acadêmica na qual foi possível entrelaçar o tema Direitos Humanos considerando minha formação humana e construindo os saberes para uma prática de maior qualidade social, visando uma ação mais democrática e libertadora. O estudo justifica-se como um requisito para obtenção de formação no Curso de Pedagogia, pela Universidade Federal de Uberlândia. No memorial discorro, de modo crítico-reflexivo sobre minhas origens, minha formação acadêmica e cidadã, minha trajetória institucional no ensino superior, sempre buscando articular aos conhecimentos relacionados aos Direito Humanos. O estudo faz abertamente um parâmetro analítico de uma trajetória de vida, mas ao mesmo tempo, demonstra como foi se construindo o desejo e a intenção de discutir sobre o tema Direito Humanos, principalmente, pelo fato desse merecer atenção de todos os egressos da Pedagogia. Mediadores da aprendizagem e agentes de formação cidadã os pedagogos precisam cultivar na aprendizagem realizada na sua trajetória de vida e acadêmica o interesse pelo próximo, por lutar por um mundo mais igualitário. Concluiu-se no estudo que mais que buscar uma formação é preciso que o educador seja um agente transformador capaz de melhorar o espaço que vive e interage, pois se todos tiverem este pensamento, quem sabe um dia pode-se ter uma sociedade com pessoas melhores, com uma geração que de fato compreenda o que são os Direitos Humanos pela própria vivência e não apenas pelos estudos na legislação ou livros sobre o tema. |
| Keywords: | Direitos humanos Memorial Saberes Prática Formação cidadã |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::OUTROS |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Quote: | RANUZI, Ester Aparecida. Expectativas e vivências escolares em uma construção do conhecimento pedagógico sobre os direitos humanos. 2021. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33565 |
| Date of defense: | 26-Nov-2021 |
| Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| ExpectativasVivênciasEscolares.pdf | 658.97 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
