Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33553| ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-7518-1983 |
| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Uma proposta para gerenciamento de fases de jogos educacionais desenvolvidos com Phaser.js para não desenvolvedores no contexto de Química |
| Autor(es): | Dairel, João Gabriel de Matos |
| Primeiro orientador: | Araújo, Rafael Dias |
| Primeiro membro da banca: | Junqueira, Mirella Silva |
| Segundo membro da banca: | Lopes, Renato de Aquino |
| Resumo: | Professores da Educação Básica têm buscado estratégias que vão além das metodologias tradicionais de ensino. Uma possibilidade é a utilização de jogos digitais educacionais. No entanto, a criação de jogos educacionais multiplataforma é uma tarefa difícil e que demanda equipes técnicas especializadas. Assim, há uma lacuna temporal entre a demandados especialistas de domínio, como professores da Educação Básica, e o desenvolvimento e disponibilização desses artefatos. Dessa forma, este trabalho propõe um projeto de arquitetura de software que permite a criação dinâmica de fases de jogo utilizando oframeworkPhaser.js no contexto da disciplina de Química. A proposta armazena dados em arquivos JSON referentes a usuários, módulos, níveis, quizes e turmas. Além disso, a proposta inclui a coleta de interações por meio de registro de logs para envio a uma Application Programming Interface(API).Foi implementado um protótipo funcional como prova de conceito para a validação por meio de entrevista com um possível usuário de uma ferramenta como esta. Os resultados obtidos foram relevantes e mostraram a viabilidade da arquitetura proposta e o potencial impacto para professores. |
| Palavras-chave: | Jogos digitais educacionais Autoria Arquitetura de software Química Phaser.js |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | DAIREL, João Gabriel de Matos. Uma proposta para gerenciamento de fases de jogos educacionais desenvolvidos com Phaser.js para não desenvolvedores no contexto de Química. 2021. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33553 |
| Data de defesa: | 5-Nov-2021 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Sistemas de Informação (Monte Carmelo) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| UmaPropostaPara.pdf | 1.26 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
