Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33553| ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-7518-1983 |
| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Uma proposta para gerenciamento de fases de jogos educacionais desenvolvidos com Phaser.js para não desenvolvedores no contexto de Química |
| Autor: | Dairel, João Gabriel de Matos |
| Primer orientador: | Araújo, Rafael Dias |
| Primer miembro de la banca: | Junqueira, Mirella Silva |
| Segundo miembro de la banca: | Lopes, Renato de Aquino |
| Resumen: | Professores da Educação Básica têm buscado estratégias que vão além das metodologias tradicionais de ensino. Uma possibilidade é a utilização de jogos digitais educacionais. No entanto, a criação de jogos educacionais multiplataforma é uma tarefa difícil e que demanda equipes técnicas especializadas. Assim, há uma lacuna temporal entre a demandados especialistas de domínio, como professores da Educação Básica, e o desenvolvimento e disponibilização desses artefatos. Dessa forma, este trabalho propõe um projeto de arquitetura de software que permite a criação dinâmica de fases de jogo utilizando oframeworkPhaser.js no contexto da disciplina de Química. A proposta armazena dados em arquivos JSON referentes a usuários, módulos, níveis, quizes e turmas. Além disso, a proposta inclui a coleta de interações por meio de registro de logs para envio a uma Application Programming Interface(API).Foi implementado um protótipo funcional como prova de conceito para a validação por meio de entrevista com um possível usuário de uma ferramenta como esta. Os resultados obtidos foram relevantes e mostraram a viabilidade da arquitetura proposta e o potencial impacto para professores. |
| Palabras clave: | Jogos digitais educacionais Autoria Arquitetura de software Química Phaser.js |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | DAIREL, João Gabriel de Matos. Uma proposta para gerenciamento de fases de jogos educacionais desenvolvidos com Phaser.js para não desenvolvedores no contexto de Química. 2021. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33553 |
| Fecha de defensa: | 5-nov-2021 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Sistemas de Informação (Monte Carmelo) |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| UmaPropostaPara.pdf | 1.26 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
