Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33553
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDairel, João Gabriel de Matos-
dc.date.accessioned2021-11-26T14:17:49Z-
dc.date.available2021-11-26T14:17:49Z-
dc.date.issued2021-11-05-
dc.identifier.citationDAIREL, João Gabriel de Matos. Uma proposta para gerenciamento de fases de jogos educacionais desenvolvidos com Phaser.js para não desenvolvedores no contexto de Química. 2021. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33553-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos digitais educacionaispt_BR
dc.subjectAutoriapt_BR
dc.subjectArquitetura de softwarept_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectPhaser.jspt_BR
dc.titleUma proposta para gerenciamento de fases de jogos educacionais desenvolvidos com Phaser.js para não desenvolvedores no contexto de Químicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Rafael Dias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3067137114142725pt_BR
dc.contributor.referee1Junqueira, Mirella Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8179399394867067pt_BR
dc.contributor.referee2Lopes, Renato de Aquino-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3686451569520273pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8151538401712233pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoProfessores da Educação Básica têm buscado estratégias que vão além das metodologias tradicionais de ensino. Uma possibilidade é a utilização de jogos digitais educacionais. No entanto, a criação de jogos educacionais multiplataforma é uma tarefa difícil e que demanda equipes técnicas especializadas. Assim, há uma lacuna temporal entre a demandados especialistas de domínio, como professores da Educação Básica, e o desenvolvimento e disponibilização desses artefatos. Dessa forma, este trabalho propõe um projeto de arquitetura de software que permite a criação dinâmica de fases de jogo utilizando oframeworkPhaser.js no contexto da disciplina de Química. A proposta armazena dados em arquivos JSON referentes a usuários, módulos, níveis, quizes e turmas. Além disso, a proposta inclui a coleta de interações por meio de registro de logs para envio a uma Application Programming Interface(API).Foi implementado um protótipo funcional como prova de conceito para a validação por meio de entrevista com um possível usuário de uma ferramenta como esta. Os resultados obtidos foram relevantes e mostraram a viabilidade da arquitetura proposta e o potencial impacto para professores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseSistemas de Informaçãopt_BR
dc.sizeorduration39pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAOpt_BR
dc.orcid.putcode103829812-
Appears in Collections:TCC - Sistemas de Informação (Monte Carmelo)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UmaPropostaPara.pdf1.26 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.