Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33552
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Diálogos sobre a pedagogia de projetos na educação infantil
Título(s) alternativo(s): Dialogues on Project Pedagogy in Early Childhood Education
Autor(es): Costa, Tatiane Lúcia da
Primeiro orientador: Silva, Fernanda Duarte Araújo
Primeiro membro da banca: Gonçalves, Gláucia Signorelli de Queiroz
Segundo membro da banca: Miyoshi, Simone Cléa dos Santos
Resumo: Esta pesquisa é resultado de estudos desenvolvidos no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) durante a graduação em Pedagogia (EAD) da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), de 2018 a 2021. O objetivo deste trabalho é apresentar um memorial sobre nossa trajetória na educação e a partir dele analisar como a Pedagogia de Projetos pode contribuir com a formação integral de crianças da Educação Infantil. A intenção é compreender a possibilidade de reconhecê-la como um caminho para organização do trabalho pedagógico para essa etapa de ensino. A pesquisa é de natureza qualitativa e para construção dos dados foi realizado uma pesquisa bibliográfica. Em linhas gerais, podemos afirmar que a Pedagogia de Projetos se constitui como uma possibilidade de construirmos uma metodologia de ensino que permita à criança ter autonomia sobre o processo educativo, para além das práticas tradicionais de ensino.
Abstract: This research is the result of studies developed in the Course Conclusion Work (TCC) during the graduation in Pedagogy (EAD) of the Faculty of Education (FACED) of the Federal University of Uberlândia (UFU), from 2018 to 2021. The objective of this work is to present a memorial about our trajectory in education and, based on it, analyze how the Pedagogy of Projects can contribute to the integral formation of children in Kindergarten. The intention is to understand the possibility of recognizing it as a way to organize the pedagogical work for this teaching stage. The research is qualitative in nature and for the construction of data a bibliographic survey was carried out. In general terms, we can state that Project Pedagogy is a possibility to build a teaching methodology that allows children to have autonomy over the educational process, going beyond traditional teaching practices.
Palavras-chave: Pedagogia de projetos
Project pedagogy
Educação infantil
Early childhood education
Educação
Education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: COSTA, Tatiane Lúcia da. Diálogos sobre a pedagogia de projetos na educação infantil. 2021. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia ) – Universidade Federal de Uberlândia, Patos de Minas, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33552
Data de defesa: 12-Nov-2021
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia (EaD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DiálogosSobrePedagogia.pdfTrabalho de Conclusão-Pedagogia757.78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons