Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33552
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Diálogos sobre a pedagogia de projetos na educação infantil |
Título(s) alternativo(s): | Dialogues on Project Pedagogy in Early Childhood Education |
Autor(es): | Costa, Tatiane Lúcia da |
Primeiro orientador: | Silva, Fernanda Duarte Araújo |
Primeiro membro da banca: | Gonçalves, Gláucia Signorelli de Queiroz |
Segundo membro da banca: | Miyoshi, Simone Cléa dos Santos |
Resumo: | Esta pesquisa é resultado de estudos desenvolvidos no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) durante a graduação em Pedagogia (EAD) da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), de 2018 a 2021. O objetivo deste trabalho é apresentar um memorial sobre nossa trajetória na educação e a partir dele analisar como a Pedagogia de Projetos pode contribuir com a formação integral de crianças da Educação Infantil. A intenção é compreender a possibilidade de reconhecê-la como um caminho para organização do trabalho pedagógico para essa etapa de ensino. A pesquisa é de natureza qualitativa e para construção dos dados foi realizado uma pesquisa bibliográfica. Em linhas gerais, podemos afirmar que a Pedagogia de Projetos se constitui como uma possibilidade de construirmos uma metodologia de ensino que permita à criança ter autonomia sobre o processo educativo, para além das práticas tradicionais de ensino. |
Abstract: | This research is the result of studies developed in the Course Conclusion Work (TCC) during the graduation in Pedagogy (EAD) of the Faculty of Education (FACED) of the Federal University of Uberlândia (UFU), from 2018 to 2021. The objective of this work is to present a memorial about our trajectory in education and, based on it, analyze how the Pedagogy of Projects can contribute to the integral formation of children in Kindergarten. The intention is to understand the possibility of recognizing it as a way to organize the pedagogical work for this teaching stage. The research is qualitative in nature and for the construction of data a bibliographic survey was carried out. In general terms, we can state that Project Pedagogy is a possibility to build a teaching methodology that allows children to have autonomy over the educational process, going beyond traditional teaching practices. |
Palavras-chave: | Pedagogia de projetos Project pedagogy Educação infantil Early childhood education Educação Education |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | COSTA, Tatiane Lúcia da. Diálogos sobre a pedagogia de projetos na educação infantil. 2021. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia ) – Universidade Federal de Uberlândia, Patos de Minas, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33552 |
Data de defesa: | 12-Nov-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DiálogosSobrePedagogia.pdf | Trabalho de Conclusão-Pedagogia | 757.78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons