Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33550
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Memorial reflexivo: Freinet e a natureza da crianças na perspectiva dos invariantes pedagógicos
Author: Ferreira, Fernanda Mendes
First Advisor: Pastorello, Adriana Buim Arena
First member of the Committee: x, x
Second member of the Committee: x, x
Summary: Sempre a tempo, num constante e contínuo processo de conhecer e de aprender, tive a felicidade de trazer a consciência e apresentar a partir deste memorial reflexivo, os momentos mais significativos e marcantes da minha caminhada de formação; dentre os quais e, em muitos deles, estiveram presentes os princípios dos ideais e das práticas pedagógicas de Célestin Freinet (1896 - 1966), professor revolucionário, que durante sua vida e trabalho, defendeu a escola do povo e a educação voltada para a vida por meio do trabalho, nos alicerces dos princípios do incentivo à livre expressão, da cooperação, do tateamento experimental e do bom senso. Portanto, o presente trabalho tem por objetivo, demonstrar através da Pedagogia Freinet, de suas orientações técnicas, fundamentações e indicações metodológicas, e sobretudo, a partir dos seus princípios, os invariantes pedagógicos, que consideram a natureza da criança; que estes podem nos conduzir, orientar e auxiliar como educadores, à uma prática educativa ativa, nova e emancipatória.
Abstract: Always on time, in a constant and continuous process of getting to know and learning, I had the happiness of bringing awareness and presenting, from this reflective memorial, the most significant and defining moments of my training journey; among which, and in many of them, were present the principles of ideals and pedagogical practices of Célestin Freinet (1896 - 1966), revolutionary teacher, who during his life and work, defended the people's school and education focused on life through work, on the foundations of the principles of encouraging free expression, cooperation, experimental groping and common sense. Therefore, this work aims to demonstrate through Freinet Pedagogy, its technical guidelines, foundations and methodological indications, and above all, from its principles, pedagogical invariants, which consider the nature of the child; that these can lead us to guide and help as educators, towards an active educational practice, a new emancipatory one.
Keywords: Memorial reflexivo
Célestin Freinet
Invariantes pedagógicos
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: FERREIRA, Fernanda Mendes. Memorial reflexivo: Freinet e a natureza da crianças na perspectiva dos invariantes pedagógicos. 2021. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33550
Date of defense: 29-Oct-2021
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MemorialReflexivoFreinet.pdf551.87 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.