Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33550
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Memorial reflexivo: Freinet e a natureza da crianças na perspectiva dos invariantes pedagógicos |
Autor(es): | Ferreira, Fernanda Mendes |
Primeiro orientador: | Pastorello, Adriana Buim Arena |
Primeiro membro da banca: | x, x |
Segundo membro da banca: | x, x |
Resumo: | Sempre a tempo, num constante e contínuo processo de conhecer e de aprender, tive a felicidade de trazer a consciência e apresentar a partir deste memorial reflexivo, os momentos mais significativos e marcantes da minha caminhada de formação; dentre os quais e, em muitos deles, estiveram presentes os princípios dos ideais e das práticas pedagógicas de Célestin Freinet (1896 - 1966), professor revolucionário, que durante sua vida e trabalho, defendeu a escola do povo e a educação voltada para a vida por meio do trabalho, nos alicerces dos princípios do incentivo à livre expressão, da cooperação, do tateamento experimental e do bom senso. Portanto, o presente trabalho tem por objetivo, demonstrar através da Pedagogia Freinet, de suas orientações técnicas, fundamentações e indicações metodológicas, e sobretudo, a partir dos seus princípios, os invariantes pedagógicos, que consideram a natureza da criança; que estes podem nos conduzir, orientar e auxiliar como educadores, à uma prática educativa ativa, nova e emancipatória. |
Abstract: | Always on time, in a constant and continuous process of getting to know and learning, I had the happiness of bringing awareness and presenting, from this reflective memorial, the most significant and defining moments of my training journey; among which, and in many of them, were present the principles of ideals and pedagogical practices of Célestin Freinet (1896 - 1966), revolutionary teacher, who during his life and work, defended the people's school and education focused on life through work, on the foundations of the principles of encouraging free expression, cooperation, experimental groping and common sense. Therefore, this work aims to demonstrate through Freinet Pedagogy, its technical guidelines, foundations and methodological indications, and above all, from its principles, pedagogical invariants, which consider the nature of the child; that these can lead us to guide and help as educators, towards an active educational practice, a new emancipatory one. |
Palavras-chave: | Memorial reflexivo Célestin Freinet Invariantes pedagógicos |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | FERREIRA, Fernanda Mendes. Memorial reflexivo: Freinet e a natureza da crianças na perspectiva dos invariantes pedagógicos. 2021. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33550 |
Data de defesa: | 29-Out-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MemorialReflexivoFreinet.pdf | 551.87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.