Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33550
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFerreira, Fernanda Mendes-
dc.date.accessioned2021-11-26T13:03:41Z-
dc.date.available2021-11-26T13:03:41Z-
dc.date.issued2021-10-29-
dc.identifier.citationFERREIRA, Fernanda Mendes. Memorial reflexivo: Freinet e a natureza da crianças na perspectiva dos invariantes pedagógicos. 2021. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33550-
dc.description.abstractAlways on time, in a constant and continuous process of getting to know and learning, I had the happiness of bringing awareness and presenting, from this reflective memorial, the most significant and defining moments of my training journey; among which, and in many of them, were present the principles of ideals and pedagogical practices of Célestin Freinet (1896 - 1966), revolutionary teacher, who during his life and work, defended the people's school and education focused on life through work, on the foundations of the principles of encouraging free expression, cooperation, experimental groping and common sense. Therefore, this work aims to demonstrate through Freinet Pedagogy, its technical guidelines, foundations and methodological indications, and above all, from its principles, pedagogical invariants, which consider the nature of the child; that these can lead us to guide and help as educators, towards an active educational practice, a new emancipatory one.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMemorial reflexivopt_BR
dc.subjectCélestin Freinetpt_BR
dc.subjectInvariantes pedagógicospt_BR
dc.titleMemorial reflexivo: Freinet e a natureza da crianças na perspectiva dos invariantes pedagógicospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Pastorello, Adriana Buim Arena-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791554Y5pt_BR
dc.contributor.referee1x, x-
dc.contributor.referee1Lattesxpt_BR
dc.contributor.referee2x, x-
dc.contributor.referee2Lattesxpt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoSempre a tempo, num constante e contínuo processo de conhecer e de aprender, tive a felicidade de trazer a consciência e apresentar a partir deste memorial reflexivo, os momentos mais significativos e marcantes da minha caminhada de formação; dentre os quais e, em muitos deles, estiveram presentes os princípios dos ideais e das práticas pedagógicas de Célestin Freinet (1896 - 1966), professor revolucionário, que durante sua vida e trabalho, defendeu a escola do povo e a educação voltada para a vida por meio do trabalho, nos alicerces dos princípios do incentivo à livre expressão, da cooperação, do tateamento experimental e do bom senso. Portanto, o presente trabalho tem por objetivo, demonstrar através da Pedagogia Freinet, de suas orientações técnicas, fundamentações e indicações metodológicas, e sobretudo, a partir dos seus princípios, os invariantes pedagógicos, que consideram a natureza da criança; que estes podem nos conduzir, orientar e auxiliar como educadores, à uma prática educativa ativa, nova e emancipatória.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration26pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MemorialReflexivoFreinet.pdf551.87 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.