Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33550
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Memorial reflexivo: Freinet e a natureza da crianças na perspectiva dos invariantes pedagógicos
Autor: Ferreira, Fernanda Mendes
Primer orientador: Pastorello, Adriana Buim Arena
Primer miembro de la banca: x, x
Segundo miembro de la banca: x, x
Resumen: Sempre a tempo, num constante e contínuo processo de conhecer e de aprender, tive a felicidade de trazer a consciência e apresentar a partir deste memorial reflexivo, os momentos mais significativos e marcantes da minha caminhada de formação; dentre os quais e, em muitos deles, estiveram presentes os princípios dos ideais e das práticas pedagógicas de Célestin Freinet (1896 - 1966), professor revolucionário, que durante sua vida e trabalho, defendeu a escola do povo e a educação voltada para a vida por meio do trabalho, nos alicerces dos princípios do incentivo à livre expressão, da cooperação, do tateamento experimental e do bom senso. Portanto, o presente trabalho tem por objetivo, demonstrar através da Pedagogia Freinet, de suas orientações técnicas, fundamentações e indicações metodológicas, e sobretudo, a partir dos seus princípios, os invariantes pedagógicos, que consideram a natureza da criança; que estes podem nos conduzir, orientar e auxiliar como educadores, à uma prática educativa ativa, nova e emancipatória.
Abstract: Always on time, in a constant and continuous process of getting to know and learning, I had the happiness of bringing awareness and presenting, from this reflective memorial, the most significant and defining moments of my training journey; among which, and in many of them, were present the principles of ideals and pedagogical practices of Célestin Freinet (1896 - 1966), revolutionary teacher, who during his life and work, defended the people's school and education focused on life through work, on the foundations of the principles of encouraging free expression, cooperation, experimental groping and common sense. Therefore, this work aims to demonstrate through Freinet Pedagogy, its technical guidelines, foundations and methodological indications, and above all, from its principles, pedagogical invariants, which consider the nature of the child; that these can lead us to guide and help as educators, towards an active educational practice, a new emancipatory one.
Palabras clave: Memorial reflexivo
Célestin Freinet
Invariantes pedagógicos
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: FERREIRA, Fernanda Mendes. Memorial reflexivo: Freinet e a natureza da crianças na perspectiva dos invariantes pedagógicos. 2021. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33550
Fecha de defensa: 29-oct-2021
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (EaD)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
MemorialReflexivoFreinet.pdf551.87 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.