Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33514
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Aprendizagem significativa de sistemas de equações de 1º grau: uma sequência didática para alunos do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Significant learning of elementary equation systems: a teaching sequence for elementary school students
Autor(es): Rodrigues, Rodrigo Junior
Primeiro orientador: Viana, Odaléa Aparecida
Primeiro membro da banca: Utsumi, Miriam Cardoso
Segundo membro da banca: Marim, Vlademir
Resumo: Este estudo tem como objetivo geral analisar, com base na resolução de problemas, uma proposta didática para o conteúdo “Sistemas de Equações de 1º grau” direcionada a alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental. Para tanto, analisou-se a potencialidade significativa do material e os aspectos do desenvolvimento do pensamento algébrico na aprendizagem de uma estratégia algébrica a partir de estratégias aritméticas de resolução de problemas. A sequência didática, composta por seis atividades e aplicada pelo pesquisador em suas aulas normais, caracterizou a chamada “pesquisa do professor”, tendo sido observados e anotados os diálogos produzidos e verificadas as respostas escritas pelos alunos às tarefas solicitadas. Concluiu-se que a sequência didática produzida tinha características de um material potencialmente significativo, sendo analisados a estrutura lógica de organização das atividades, os conhecimentos prévios evidenciados na resolução de problemas, as relações com a estratégia aprendida e a atividade docente na aprendizagem de procedimentos. Houve indícios de que os alunos, em sua maioria, avançaram no desenvolvimento do pensamento algébrico, já que tiveram bom desempenho no emprego da estratégia algébrica aprendida, tendo sido identificadas algumas ações referentes às distintas dimensões da álgebra, que são: Aritmética Generalizada, Álgebra de Equações e Álgebra Estrutural. Nas tarefas, foram identificadas, também, as Atividades Geracionais e Transformacionais. Além de considerar a contribuição desta pesquisa para a formação deste professor, espera-se que o produto educacional oriundo do trabalho possa auxiliar os docentes na fase introdutória do conteúdo “Sistemas de Equações de 1° grau”.
Abstract: The following academic study aims to analyze a didactic proposal for 1st degree Equation Systems headed to 8th year Elementary School students, based on problem solution. There has been analyzed i) the significant potentiality of the material and ii) the aspects of the algebraic thinking development when learning an algebraic strategy as from arithmetic problem-solving strategies. The learning sequence, composed by six exercises and applied by the researcher during ordinary classes, gave rise to the teacher’s research. From there on dialogues among students were observed and notes were taken, and the students’ written down answers for the exercises were checked. It was concluded that the produced didactic sequence showed characteristics of a significant potential material, by the analyze of the logical structure of activities organization, prior knowledge evidenced in problem solving, the relation with the strategy learned and the teaching intermediation in the learning procedures. There were indications that most of the students advanced in the algebraic thinking development once they achieved a good performance when they used the algebraic strategies learned and it was possible to identify some actions referring to algebra distinct dimensions. In addition to considering the contribution of this research to this teacher’s educational background, it is expected that the result of this work might help other teachers in the introductory phase of the 1st degree Equation System subject.
Palavras-chave: Pensamento algébrico
Sistema de equações de 1º grau
Sequência didática
Aprendizagem significativa
Resolução de problemas
Algebraic thinking.
1st degree Equation Systems.
Didactic sequence
Significant learning
Problem solving
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Assunto: Ciência - Estudo e ensino
Equações - Soluções numéricas
Matemática (Ensino fundamental)
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Referência: RODRIGUES, Rodrigo Junior. Aprendizagem significativa de sistemas de equações de 1º grau: uma sequência didática para alunos do ensino fundamental. 2021. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.589
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.589
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33514
Data de defesa: 17-Set-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AprendizagemSignificativaSistemas.pdfDissertação4.64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.