Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33514
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRodrigues, Rodrigo Junior-
dc.date.accessioned2021-11-24T12:07:25Z-
dc.date.available2021-11-24T12:07:25Z-
dc.date.issued2021-09-17-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Rodrigo Junior. Aprendizagem significativa de sistemas de equações de 1º grau: uma sequência didática para alunos do ensino fundamental. 2021. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.589pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33514-
dc.description.abstractThe following academic study aims to analyze a didactic proposal for 1st degree Equation Systems headed to 8th year Elementary School students, based on problem solution. There has been analyzed i) the significant potentiality of the material and ii) the aspects of the algebraic thinking development when learning an algebraic strategy as from arithmetic problem-solving strategies. The learning sequence, composed by six exercises and applied by the researcher during ordinary classes, gave rise to the teacher’s research. From there on dialogues among students were observed and notes were taken, and the students’ written down answers for the exercises were checked. It was concluded that the produced didactic sequence showed characteristics of a significant potential material, by the analyze of the logical structure of activities organization, prior knowledge evidenced in problem solving, the relation with the strategy learned and the teaching intermediation in the learning procedures. There were indications that most of the students advanced in the algebraic thinking development once they achieved a good performance when they used the algebraic strategies learned and it was possible to identify some actions referring to algebra distinct dimensions. In addition to considering the contribution of this research to this teacher’s educational background, it is expected that the result of this work might help other teachers in the introductory phase of the 1st degree Equation System subject.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPensamento algébricopt_BR
dc.subjectSistema de equações de 1º graupt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectAlgebraic thinking.pt_BR
dc.subject1st degree Equation Systems.pt_BR
dc.subjectDidactic sequencept_BR
dc.subjectSignificant learningpt_BR
dc.subjectProblem solvingpt_BR
dc.titleAprendizagem significativa de sistemas de equações de 1º grau: uma sequência didática para alunos do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeSignificant learning of elementary equation systems: a teaching sequence for elementary school studentspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Viana, Odaléa Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6506713799159064pt_BR
dc.contributor.referee1Utsumi, Miriam Cardoso-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7990278071583200pt_BR
dc.contributor.referee2Marim, Vlademir-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8618346653372477pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6317819202960581pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo geral analisar, com base na resolução de problemas, uma proposta didática para o conteúdo “Sistemas de Equações de 1º grau” direcionada a alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental. Para tanto, analisou-se a potencialidade significativa do material e os aspectos do desenvolvimento do pensamento algébrico na aprendizagem de uma estratégia algébrica a partir de estratégias aritméticas de resolução de problemas. A sequência didática, composta por seis atividades e aplicada pelo pesquisador em suas aulas normais, caracterizou a chamada “pesquisa do professor”, tendo sido observados e anotados os diálogos produzidos e verificadas as respostas escritas pelos alunos às tarefas solicitadas. Concluiu-se que a sequência didática produzida tinha características de um material potencialmente significativo, sendo analisados a estrutura lógica de organização das atividades, os conhecimentos prévios evidenciados na resolução de problemas, as relações com a estratégia aprendida e a atividade docente na aprendizagem de procedimentos. Houve indícios de que os alunos, em sua maioria, avançaram no desenvolvimento do pensamento algébrico, já que tiveram bom desempenho no emprego da estratégia algébrica aprendida, tendo sido identificadas algumas ações referentes às distintas dimensões da álgebra, que são: Aritmética Generalizada, Álgebra de Equações e Álgebra Estrutural. Nas tarefas, foram identificadas, também, as Atividades Geracionais e Transformacionais. Além de considerar a contribuição desta pesquisa para a formação deste professor, espera-se que o produto educacional oriundo do trabalho possa auxiliar os docentes na fase introdutória do conteúdo “Sistemas de Equações de 1° grau”.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration156pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.589pt_BR
dc.crossref.doibatchid57c0e453-3b0c-4be3-bdd7-93618d4d14c1-
dc.subject.autorizadoCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.autorizadoEquações - Soluções numéricaspt_BR
dc.subject.autorizadoMatemática (Ensino fundamental)pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AprendizagemSignificativaSistemas.pdfDissertação4.64 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.