Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33484
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Término do embargo: 2023-11-06
Título: Educação médica no armário: vivências e formação de estudantes LGBTQIA+
Título(s) alternativo(s): Medical education in the closet: experiences and training of LGBTQIA+ students
Autor(es): Brito, Luana Camargo
Primeiro orientador: Rasera, Emerson Fernando
Primeiro membro da banca: Raimondi, Gustavo Antonio
Segundo membro da banca: Tourinho, Francis Solange Vieira
Resumo: A partir de vários relatos de comportamentos ofensivos dirigidos à população LGBTQIA+ durante o curso de medicina e de uma carência de informações sobre diversidade sexual e de gênero na graduação médica, o presente trabalho objetiva compreender como se dá a vivência das(os) estudantes LGBTQIA+ no curso médico e a formação médica para questões de diversidade sexual e de gênero. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória de abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 12 estudantes LGBTQIA+ do curso médico de uma instituição do Centro-Oeste brasileiro. A partir da análise do discurso, identificou-se os seguintes repertórios interpretativos: 1) O armário para a família: a vida antes da universidade, no qual são evidenciados relatos das definições das identidades sexuais e da saída ou manutenção no armário diante da sua família; 2) Vida universitária no armário: ocultação e injúria, sobre as vivências das(os) universitárias(os) LGBTQIA+ no curso de medicina e o seu convívio com colegas e professoras(es); e 3) Currículo no armário, apresentando questões relativas ao atendimento à população LGBTQIA+ e ao que se é ensinado durante a graduação. A discussão sobre o armário LGBTQIA+ nas instituições médicas se faz importante porque fomenta mudanças no ensino médico, considerando a função social do curso e reconhecendo estudantes e pacientes em toda a sua singularidade.
Abstract: Based on several reports of offensive behaviors directed at the LGBTQIA + population during the medical course and a lack of information on sexual and gender diversity in medical graduation, the present text aims to understand how the LGBTQIA + students experience in the medical course and medical training for issues of sexual and gender diversity. This is a descriptive and exploratory research with a qualitative approach. Semi-structured interviews were conducted with 12 LGBTQIA + students from the medical course at an institution in the Brazilian Midwest. From the discourse analysis, the following interpretive repertoires were identified: 1) The closet for the family: life before university, in which reports of the definitions of sexual identities and the exit or maintenance in the closet in front of his family are evidenced; 2) University life in the closet: concealment and injury, about the experiences of LGBTQIA+ university students in the medical course and their interaction with colleagues and professors; and 3) Curriculum in the closet, presenting questions related to the care of the LGBTQIA + population and what is taught during graduation. The discussion about the LGBTQIA + in medical institutions is important because it fosters changes in medical teaching, considering the social function of the course and recognizing students and patients in all its uniqueness.
Palavras-chave: Minorias Sexuais e de Gênero
Sexualidade
Estudantes de Medicina
Educação de Graduação em Medicina
Faculdades de Medicina
Sexual and Gender Minorities
Sexuality
Medical students
Graduate Education in Medicine
Medical schools
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Assunto: Ciências médicas
Minorias sexuais - Educação
Estudantes de medicina
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Saúde da Família
Referência: BRITO, Luana Camargo. Educação médica no armário: vivências e formação de estudantes LGBTQIA+. 2021. 48 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Família) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.284.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.284
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33484
Data de defesa: 19-Abr-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Saúde da Família (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EducacaoMedicaArmario.pdfDissertação1.59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons