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dc.creatorBrito, Luana Camargo-
dc.date.accessioned2021-11-23T13:51:42Z-
dc.date.available2021-11-23T13:51:42Z-
dc.date.issued2021-04-19-
dc.identifier.citationBRITO, Luana Camargo. Educação médica no armário: vivências e formação de estudantes LGBTQIA+. 2021. 48 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Família) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.284.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33484-
dc.description.abstractBased on several reports of offensive behaviors directed at the LGBTQIA + population during the medical course and a lack of information on sexual and gender diversity in medical graduation, the present text aims to understand how the LGBTQIA + students experience in the medical course and medical training for issues of sexual and gender diversity. This is a descriptive and exploratory research with a qualitative approach. Semi-structured interviews were conducted with 12 LGBTQIA + students from the medical course at an institution in the Brazilian Midwest. From the discourse analysis, the following interpretive repertoires were identified: 1) The closet for the family: life before university, in which reports of the definitions of sexual identities and the exit or maintenance in the closet in front of his family are evidenced; 2) University life in the closet: concealment and injury, about the experiences of LGBTQIA+ university students in the medical course and their interaction with colleagues and professors; and 3) Curriculum in the closet, presenting questions related to the care of the LGBTQIA + population and what is taught during graduation. The discussion about the LGBTQIA + in medical institutions is important because it fosters changes in medical teaching, considering the social function of the course and recognizing students and patients in all its uniqueness.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectMinorias Sexuais e de Gêneropt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectEstudantes de Medicinapt_BR
dc.subjectEducação de Graduação em Medicinapt_BR
dc.subjectFaculdades de Medicinapt_BR
dc.subjectSexual and Gender Minoritiespt_BR
dc.subjectSexualitypt_BR
dc.subjectMedical studentspt_BR
dc.subjectGraduate Education in Medicinept_BR
dc.subjectMedical schoolspt_BR
dc.titleEducação médica no armário: vivências e formação de estudantes LGBTQIA+pt_BR
dc.title.alternativeMedical education in the closet: experiences and training of LGBTQIA+ studentspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Rasera, Emerson Fernando-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4150720668977002pt_BR
dc.contributor.referee1Raimondi, Gustavo Antonio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8042687654173704pt_BR
dc.contributor.referee2Tourinho, Francis Solange Vieira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5614479933447169pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3276860196258775pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA partir de vários relatos de comportamentos ofensivos dirigidos à população LGBTQIA+ durante o curso de medicina e de uma carência de informações sobre diversidade sexual e de gênero na graduação médica, o presente trabalho objetiva compreender como se dá a vivência das(os) estudantes LGBTQIA+ no curso médico e a formação médica para questões de diversidade sexual e de gênero. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória de abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 12 estudantes LGBTQIA+ do curso médico de uma instituição do Centro-Oeste brasileiro. A partir da análise do discurso, identificou-se os seguintes repertórios interpretativos: 1) O armário para a família: a vida antes da universidade, no qual são evidenciados relatos das definições das identidades sexuais e da saída ou manutenção no armário diante da sua família; 2) Vida universitária no armário: ocultação e injúria, sobre as vivências das(os) universitárias(os) LGBTQIA+ no curso de medicina e o seu convívio com colegas e professoras(es); e 3) Currículo no armário, apresentando questões relativas ao atendimento à população LGBTQIA+ e ao que se é ensinado durante a graduação. A discussão sobre o armário LGBTQIA+ nas instituições médicas se faz importante porque fomenta mudanças no ensino médico, considerando a função social do curso e reconhecendo estudantes e pacientes em toda a sua singularidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Saúde da Famíliapt_BR
dc.sizeorduration48pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.284pt_BR
dc.crossref.doibatchid57c0e453-3b0c-4be3-bdd7-93618d4d14c1-
dc.subject.autorizadoCiências médicaspt_BR
dc.subject.autorizadoMinorias sexuais - Educaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoEstudantes de medicinapt_BR
dc.description.embargo2023-11-06-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Saúde da Família (Mestrado Profissional)

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