Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33484
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Brito, Luana Camargo | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-23T13:51:42Z | - |
dc.date.available | 2021-11-23T13:51:42Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-19 | - |
dc.identifier.citation | BRITO, Luana Camargo. Educação médica no armário: vivências e formação de estudantes LGBTQIA+. 2021. 48 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Família) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.284. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33484 | - |
dc.description.abstract | Based on several reports of offensive behaviors directed at the LGBTQIA + population during the medical course and a lack of information on sexual and gender diversity in medical graduation, the present text aims to understand how the LGBTQIA + students experience in the medical course and medical training for issues of sexual and gender diversity. This is a descriptive and exploratory research with a qualitative approach. Semi-structured interviews were conducted with 12 LGBTQIA + students from the medical course at an institution in the Brazilian Midwest. From the discourse analysis, the following interpretive repertoires were identified: 1) The closet for the family: life before university, in which reports of the definitions of sexual identities and the exit or maintenance in the closet in front of his family are evidenced; 2) University life in the closet: concealment and injury, about the experiences of LGBTQIA+ university students in the medical course and their interaction with colleagues and professors; and 3) Curriculum in the closet, presenting questions related to the care of the LGBTQIA + population and what is taught during graduation. The discussion about the LGBTQIA + in medical institutions is important because it fosters changes in medical teaching, considering the social function of the course and recognizing students and patients in all its uniqueness. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Minorias Sexuais e de Gênero | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Estudantes de Medicina | pt_BR |
dc.subject | Educação de Graduação em Medicina | pt_BR |
dc.subject | Faculdades de Medicina | pt_BR |
dc.subject | Sexual and Gender Minorities | pt_BR |
dc.subject | Sexuality | pt_BR |
dc.subject | Medical students | pt_BR |
dc.subject | Graduate Education in Medicine | pt_BR |
dc.subject | Medical schools | pt_BR |
dc.title | Educação médica no armário: vivências e formação de estudantes LGBTQIA+ | pt_BR |
dc.title.alternative | Medical education in the closet: experiences and training of LGBTQIA+ students | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rasera, Emerson Fernando | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4150720668977002 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Raimondi, Gustavo Antonio | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8042687654173704 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Tourinho, Francis Solange Vieira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5614479933447169 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3276860196258775 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | A partir de vários relatos de comportamentos ofensivos dirigidos à população LGBTQIA+ durante o curso de medicina e de uma carência de informações sobre diversidade sexual e de gênero na graduação médica, o presente trabalho objetiva compreender como se dá a vivência das(os) estudantes LGBTQIA+ no curso médico e a formação médica para questões de diversidade sexual e de gênero. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória de abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 12 estudantes LGBTQIA+ do curso médico de uma instituição do Centro-Oeste brasileiro. A partir da análise do discurso, identificou-se os seguintes repertórios interpretativos: 1) O armário para a família: a vida antes da universidade, no qual são evidenciados relatos das definições das identidades sexuais e da saída ou manutenção no armário diante da sua família; 2) Vida universitária no armário: ocultação e injúria, sobre as vivências das(os) universitárias(os) LGBTQIA+ no curso de medicina e o seu convívio com colegas e professoras(es); e 3) Currículo no armário, apresentando questões relativas ao atendimento à população LGBTQIA+ e ao que se é ensinado durante a graduação. A discussão sobre o armário LGBTQIA+ nas instituições médicas se faz importante porque fomenta mudanças no ensino médico, considerando a função social do curso e reconhecendo estudantes e pacientes em toda a sua singularidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Saúde da Família | pt_BR |
dc.sizeorduration | 48 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.284 | pt_BR |
dc.crossref.doibatchid | 57c0e453-3b0c-4be3-bdd7-93618d4d14c1 | - |
dc.subject.autorizado | Ciências médicas | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Minorias sexuais - Educação | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Estudantes de medicina | pt_BR |
dc.description.embargo | 2023-11-06 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Saúde da Família (Mestrado Profissional) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EducacaoMedicaArmario.pdf | Dissertação | 1.59 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License