Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33483
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Literatura Infantil: possibilidades de trabalhos com bebês e a primeira infância
Título(s) alternativo(s): Children's Literature: possibilities for work with babies and early childhood
Autor(es): Carvalho, Mirian Regina de
Primeiro orientador: Silva, Fernanda Duarte Araújo
Primeiro membro da banca: Miyoshi, Simone Cléa dos Santos
Segundo membro da banca: Gonçalves, Glaucia Signorelli de Queiroz
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia – UFU e objetiva apresentar minha trajetória pessoal e acadêmica e dialogar sobre a importância da Literatura Infantil para bebês e crianças pequenas na Educação Infantil. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa e o instrumento utilizado para construção dos dados foi a pesquisa bibliográfica. Visto que a escola é o local privilegiado de acesso à leitura literária, a pesquisa buscou elencar a importância da realização do trabalho com a leitura de modo que favoreça a interação das crianças não só com a narrativa, mas também com o livro, que é capaz de estimular a imaginação e o interesse pela leitura, além de auxiliar na formação integral dessa criança. Em linhas gerais, o trabalho apresenta que o professor/a possui uma função primordial para que seja instituído o acesso à leitura e ao livro na Educação Infantil, de forma primordialmente lúdica, como construção na formação do leitor literário.
Abstract: This work was developed in the Pedagogy course at the Federal University of Uberlândia - UFU and aims to present my personal and academic trajectory and discuss the importance of Children's Literature for babies and very young children in Early Childhood Education. The methodology used was qualitative in nature and the instrument used for data construction was a bibliographic research. Since the school is the privileged place to access literary reading, the research sought to list the importance of carrying out the work with reading in a way that favors the children's interaction not only with the narrative, but also with the book, which is capable of to stimulate the imagination and interest in reading, in addition to helping in the integral formation of this child. In general terms, the work shows that the teacher has a primary role in establishing access to reading and books in Early Childhood Education, in a primarily playful way, as a construction in the formation of the literary reader.
Palavras-chave: Literatura infantil
Educação infantil
Leitura
Formação do leitor
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: CARVALHO, Mirian Regina de. Literatura infantil: possibilidades de trabalho com bebês e a primeira infância. 2021. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33483
Data de defesa: 12-Nov-2021
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia (EaD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LiteraturaInfantilPossibilidades.pdf419.83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.