Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33461
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-2191-2266
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Embargo Date: 2023-11-03
Title: Consumo e produção sustentável: uma análise a partir da percepção dos consumidores e de um produtor de cosméticos nacional
Author: Moreira, Paulo Augusto Gumiero
First Advisor: Abdala, Etienne Cardoso
First member of the Committee: Alves, Thais Guimarães
Second member of the Committee: Machado, Sany Karla
Summary: Na atualidade, são inúmeros os trabalhos na academia envolvendo sustentabilidade e práticas de consumo, haja vista a importância desse conteúdo para a preservação ambiental. Diante disso, almeja-se, neste trabalho de conclusão de curso, ampliar essa discussão, para isso elegendo como foco da análise o mercado brasileiro de cosméticos e seus consumidores. Como forma de dar suporte às análises realizadas, embasamo-nos em estudos referentes a Responsabilidade Social Corporativa, assim como a práticas de Consumo Verde e Sustentável. Assim, as análises foram realizadas a partir de dois eixos principais: a compreensão da ótica de uma empresa atuante nesse ramo e a de seus consumidores com relação a práticas sustentáveis. Para atingir esses objetivos, foi realizada uma entrevista com empresa em questão, assim como aplicado um questionário com cerca de 150 consumidores do mercado, os quais focalizaram na compreensão de seus posicionamentos com relação às referidas práticas. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e quantitativa-descritiva, à medida em que, ao mesmo tempo em que buscamos tecer interpretações e considerações a respeito das respostas apresentadas, também buscamos levantar estatísticas a respeito dos padrões comportamentais dos consumidores. Como sugerem os resultados, percebe-se que a empresa apresenta interesse em questões ambientais, porém estas se encontram subjugadas a dimensões econômicas. Da mesma maneira, os consumidores priorizam outros fatores no que tange às suas decisões de compra para além de questões sustentáveis, como qualidade do produto e preço. Sendo assim, objetivamos compreender e analisar a visão de uma empresa atuante no segmento de cosméticos, além da visão e compreensão dos consumidores desse mercado com relação a suas preferências no ato de compra.
Keywords: Sustentabilidade
Mercado de cosméticos
Consumo sustentável
Comportamento do consumidor
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: MOREIRA, Paulo Augusto Gumiero. Consumo e produção sustentável: uma análise a partir da percepção dos consumidores e de um produtor de cosméticos nacional. 2021. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33461
Date of defense: 3-Nov-2021
Appears in Collections:TCC - Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ConsumoProduçãoSustentável.pdf3.23 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.