Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33461
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-2191-2266
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Fecha de embargo: 2023-11-03
Título: Consumo e produção sustentável: uma análise a partir da percepção dos consumidores e de um produtor de cosméticos nacional
Autor: Moreira, Paulo Augusto Gumiero
Primer orientador: Abdala, Etienne Cardoso
Primer miembro de la banca: Alves, Thais Guimarães
Segundo miembro de la banca: Machado, Sany Karla
Resumen: Na atualidade, são inúmeros os trabalhos na academia envolvendo sustentabilidade e práticas de consumo, haja vista a importância desse conteúdo para a preservação ambiental. Diante disso, almeja-se, neste trabalho de conclusão de curso, ampliar essa discussão, para isso elegendo como foco da análise o mercado brasileiro de cosméticos e seus consumidores. Como forma de dar suporte às análises realizadas, embasamo-nos em estudos referentes a Responsabilidade Social Corporativa, assim como a práticas de Consumo Verde e Sustentável. Assim, as análises foram realizadas a partir de dois eixos principais: a compreensão da ótica de uma empresa atuante nesse ramo e a de seus consumidores com relação a práticas sustentáveis. Para atingir esses objetivos, foi realizada uma entrevista com empresa em questão, assim como aplicado um questionário com cerca de 150 consumidores do mercado, os quais focalizaram na compreensão de seus posicionamentos com relação às referidas práticas. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e quantitativa-descritiva, à medida em que, ao mesmo tempo em que buscamos tecer interpretações e considerações a respeito das respostas apresentadas, também buscamos levantar estatísticas a respeito dos padrões comportamentais dos consumidores. Como sugerem os resultados, percebe-se que a empresa apresenta interesse em questões ambientais, porém estas se encontram subjugadas a dimensões econômicas. Da mesma maneira, os consumidores priorizam outros fatores no que tange às suas decisões de compra para além de questões sustentáveis, como qualidade do produto e preço. Sendo assim, objetivamos compreender e analisar a visão de uma empresa atuante no segmento de cosméticos, além da visão e compreensão dos consumidores desse mercado com relação a suas preferências no ato de compra.
Palabras clave: Sustentabilidade
Mercado de cosméticos
Consumo sustentável
Comportamento do consumidor
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: MOREIRA, Paulo Augusto Gumiero. Consumo e produção sustentável: uma análise a partir da percepção dos consumidores e de um produtor de cosméticos nacional. 2021. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33461
Fecha de defensa: 3-nov-2021
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Econômicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ConsumoProduçãoSustentável.pdf3.23 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.