Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33461
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorMoreira, Paulo Augusto Gumiero-
dc.date.accessioned2021-11-19T14:02:55Z-
dc.date.available2021-11-19T14:02:55Z-
dc.date.issued2021-11-03-
dc.identifier.citationMOREIRA, Paulo Augusto Gumiero. Consumo e produção sustentável: uma análise a partir da percepção dos consumidores e de um produtor de cosméticos nacional. 2021. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33461-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectMercado de cosméticospt_BR
dc.subjectConsumo sustentávelpt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.titleConsumo e produção sustentável: uma análise a partir da percepção dos consumidores e de um produtor de cosméticos nacionalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Abdala, Etienne Cardoso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4280210823110363pt_BR
dc.contributor.referee1Alves, Thais Guimarães-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9550582920291742pt_BR
dc.contributor.referee2Machado, Sany Karla-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7164684823979819pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNa atualidade, são inúmeros os trabalhos na academia envolvendo sustentabilidade e práticas de consumo, haja vista a importância desse conteúdo para a preservação ambiental. Diante disso, almeja-se, neste trabalho de conclusão de curso, ampliar essa discussão, para isso elegendo como foco da análise o mercado brasileiro de cosméticos e seus consumidores. Como forma de dar suporte às análises realizadas, embasamo-nos em estudos referentes a Responsabilidade Social Corporativa, assim como a práticas de Consumo Verde e Sustentável. Assim, as análises foram realizadas a partir de dois eixos principais: a compreensão da ótica de uma empresa atuante nesse ramo e a de seus consumidores com relação a práticas sustentáveis. Para atingir esses objetivos, foi realizada uma entrevista com empresa em questão, assim como aplicado um questionário com cerca de 150 consumidores do mercado, os quais focalizaram na compreensão de seus posicionamentos com relação às referidas práticas. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e quantitativa-descritiva, à medida em que, ao mesmo tempo em que buscamos tecer interpretações e considerações a respeito das respostas apresentadas, também buscamos levantar estatísticas a respeito dos padrões comportamentais dos consumidores. Como sugerem os resultados, percebe-se que a empresa apresenta interesse em questões ambientais, porém estas se encontram subjugadas a dimensões econômicas. Da mesma maneira, os consumidores priorizam outros fatores no que tange às suas decisões de compra para além de questões sustentáveis, como qualidade do produto e preço. Sendo assim, objetivamos compreender e analisar a visão de uma empresa atuante no segmento de cosméticos, além da visão e compreensão dos consumidores desse mercado com relação a suas preferências no ato de compra.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Econômicaspt_BR
dc.sizeorduration83pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.orcid.putcode103479926-
dc.description.embargo2023-11-03-
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Econômicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ConsumoProduçãoSustentável.pdf3.23 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.