Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33458
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Formação do leitor literário: a importância da leitura na escola
Autor: Almeida, Patrícia da Silva de
Primer orientador: Silva, Fernanda Duarte Araújo
Primer miembro de la banca: Miyoshi, Simone Cléa dos Santos
Segundo miembro de la banca: Gonçalves, Glaucia Signorelli de Queiroz
Resumen: Este Memorial Acadêmico resultou dos estudos desenvolvidos no Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED), na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e das reflexões e vivências realizadas acerca do trabalho com leitura nas instituições educativas. O objetivo deste Memorial foi o de refletir sobre a importância da mediação para a formação do leitor de literatura, com enfoque no trabalho desenvolvido nos anos iniciais do Ensino Fundamental. As questões que nortearam o desenvolvimento da nossa pesquisa foram: Quais as minhas memórias como leitora de literatura na escola? Como essas experiências influenciaram em minhas escolhas de vida? Quais os principais acontecimentos que as permeiam? Quem foram os indivíduos mais presentes nas memórias em relação ao meu processo de leitura? Qual a minha relação como leitora de literatura em formação com a mediação da leitura realizada na escola? Foi utilizada a pesquisa de natureza qualitativa, com a finalidade de refletir sobre a importância da mediação na formação de leitores de literatura nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho ancorou-se também na pesquisa bibliográfica composta pelos principais autores da área, a saber: Costa (2009); Jouve (2013); Petit (2008; 2009; 2011); Soares (2011); Solé (1998) e Zilberman (2009). Diante de todas as reflexões desenvolvidas neste trabalho, observamos que os aspectos pessoais, toda história de vida materializada na vida do pesquisador, pode desenvolver aspectos afetivos que por sua vez, materializa suas consequências naquilo que será desenvolvido academicamente. Quanto aos aspectos teóricos aqui refletidos podemos observar a relevância que a mediação literária pode desempenhar na formação do leitor de literatura.
Palabras clave: Literatura
Mediação
Memorial acadêmico
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: ALMEIDA, Patrícia da Silva de. Formação do leitor literário: a importância da leitura na escola. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33458
Fecha de defensa: 12-nov-2021
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (EaD)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
FormaçãoLeitorLiterário.pdf644.17 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.