Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33458| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Formação do leitor literário: a importância da leitura na escola |
| Autor(es): | Almeida, Patrícia da Silva de |
| Primeiro orientador: | Silva, Fernanda Duarte Araújo |
| Primeiro membro da banca: | Miyoshi, Simone Cléa dos Santos |
| Segundo membro da banca: | Gonçalves, Glaucia Signorelli de Queiroz |
| Resumo: | Este Memorial Acadêmico resultou dos estudos desenvolvidos no Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED), na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e das reflexões e vivências realizadas acerca do trabalho com leitura nas instituições educativas. O objetivo deste Memorial foi o de refletir sobre a importância da mediação para a formação do leitor de literatura, com enfoque no trabalho desenvolvido nos anos iniciais do Ensino Fundamental. As questões que nortearam o desenvolvimento da nossa pesquisa foram: Quais as minhas memórias como leitora de literatura na escola? Como essas experiências influenciaram em minhas escolhas de vida? Quais os principais acontecimentos que as permeiam? Quem foram os indivíduos mais presentes nas memórias em relação ao meu processo de leitura? Qual a minha relação como leitora de literatura em formação com a mediação da leitura realizada na escola? Foi utilizada a pesquisa de natureza qualitativa, com a finalidade de refletir sobre a importância da mediação na formação de leitores de literatura nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho ancorou-se também na pesquisa bibliográfica composta pelos principais autores da área, a saber: Costa (2009); Jouve (2013); Petit (2008; 2009; 2011); Soares (2011); Solé (1998) e Zilberman (2009). Diante de todas as reflexões desenvolvidas neste trabalho, observamos que os aspectos pessoais, toda história de vida materializada na vida do pesquisador, pode desenvolver aspectos afetivos que por sua vez, materializa suas consequências naquilo que será desenvolvido academicamente. Quanto aos aspectos teóricos aqui refletidos podemos observar a relevância que a mediação literária pode desempenhar na formação do leitor de literatura. |
| Palavras-chave: | Literatura Mediação Memorial acadêmico |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | ALMEIDA, Patrícia da Silva de. Formação do leitor literário: a importância da leitura na escola. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33458 |
| Data de defesa: | 12-Nov-2021 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| FormaçãoLeitorLiterário.pdf | 644.17 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
