Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33458Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Almeida, Patrícia da Silva de | - |
| dc.date.accessioned | 2021-11-19T13:30:04Z | - |
| dc.date.available | 2021-11-19T13:30:04Z | - |
| dc.date.issued | 2021-11-12 | - |
| dc.identifier.citation | ALMEIDA, Patrícia da Silva de. Formação do leitor literário: a importância da leitura na escola. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33458 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Literatura | pt_BR |
| dc.subject | Mediação | pt_BR |
| dc.subject | Memorial acadêmico | pt_BR |
| dc.title | Formação do leitor literário: a importância da leitura na escola | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Silva, Fernanda Duarte Araújo | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2530209398344202 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Miyoshi, Simone Cléa dos Santos | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5380929287559729 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Gonçalves, Glaucia Signorelli de Queiroz | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9108607797425296 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5344716712182670 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este Memorial Acadêmico resultou dos estudos desenvolvidos no Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED), na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e das reflexões e vivências realizadas acerca do trabalho com leitura nas instituições educativas. O objetivo deste Memorial foi o de refletir sobre a importância da mediação para a formação do leitor de literatura, com enfoque no trabalho desenvolvido nos anos iniciais do Ensino Fundamental. As questões que nortearam o desenvolvimento da nossa pesquisa foram: Quais as minhas memórias como leitora de literatura na escola? Como essas experiências influenciaram em minhas escolhas de vida? Quais os principais acontecimentos que as permeiam? Quem foram os indivíduos mais presentes nas memórias em relação ao meu processo de leitura? Qual a minha relação como leitora de literatura em formação com a mediação da leitura realizada na escola? Foi utilizada a pesquisa de natureza qualitativa, com a finalidade de refletir sobre a importância da mediação na formação de leitores de literatura nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho ancorou-se também na pesquisa bibliográfica composta pelos principais autores da área, a saber: Costa (2009); Jouve (2013); Petit (2008; 2009; 2011); Soares (2011); Solé (1998) e Zilberman (2009). Diante de todas as reflexões desenvolvidas neste trabalho, observamos que os aspectos pessoais, toda história de vida materializada na vida do pesquisador, pode desenvolver aspectos afetivos que por sua vez, materializa suas consequências naquilo que será desenvolvido academicamente. Quanto aos aspectos teóricos aqui refletidos podemos observar a relevância que a mediação literária pode desempenhar na formação do leitor de literatura. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 29 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
| Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (EaD) | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| FormaçãoLeitorLiterário.pdf | 644.17 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
