Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33458
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlmeida, Patrícia da Silva de-
dc.date.accessioned2021-11-19T13:30:04Z-
dc.date.available2021-11-19T13:30:04Z-
dc.date.issued2021-11-12-
dc.identifier.citationALMEIDA, Patrícia da Silva de. Formação do leitor literário: a importância da leitura na escola. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33458-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectMemorial acadêmicopt_BR
dc.titleFormação do leitor literário: a importância da leitura na escolapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Fernanda Duarte Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2530209398344202pt_BR
dc.contributor.referee1Miyoshi, Simone Cléa dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5380929287559729pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, Glaucia Signorelli de Queiroz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9108607797425296pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5344716712182670pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste Memorial Acadêmico resultou dos estudos desenvolvidos no Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED), na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e das reflexões e vivências realizadas acerca do trabalho com leitura nas instituições educativas. O objetivo deste Memorial foi o de refletir sobre a importância da mediação para a formação do leitor de literatura, com enfoque no trabalho desenvolvido nos anos iniciais do Ensino Fundamental. As questões que nortearam o desenvolvimento da nossa pesquisa foram: Quais as minhas memórias como leitora de literatura na escola? Como essas experiências influenciaram em minhas escolhas de vida? Quais os principais acontecimentos que as permeiam? Quem foram os indivíduos mais presentes nas memórias em relação ao meu processo de leitura? Qual a minha relação como leitora de literatura em formação com a mediação da leitura realizada na escola? Foi utilizada a pesquisa de natureza qualitativa, com a finalidade de refletir sobre a importância da mediação na formação de leitores de literatura nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho ancorou-se também na pesquisa bibliográfica composta pelos principais autores da área, a saber: Costa (2009); Jouve (2013); Petit (2008; 2009; 2011); Soares (2011); Solé (1998) e Zilberman (2009). Diante de todas as reflexões desenvolvidas neste trabalho, observamos que os aspectos pessoais, toda história de vida materializada na vida do pesquisador, pode desenvolver aspectos afetivos que por sua vez, materializa suas consequências naquilo que será desenvolvido academicamente. Quanto aos aspectos teóricos aqui refletidos podemos observar a relevância que a mediação literária pode desempenhar na formação do leitor de literatura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration29pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FormaçãoLeitorLiterário.pdf644.17 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.