Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33433
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-9741-0425
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: A robótica no ensino e aprendizagem de física e matemática no ensino fundamental II
Alternate title (s): Robotics in teaching and learning physics and mathematics in elementary school II
Robótica en la enseñanza y aprendizaje de física y matemáticas en la escuela primaria II
Author: Carvalho, Geisla Aparecida de
First Advisor: Souza Junior, Arlindo José de
First member of the Committee: Takahashi, Eduardo Kojy
Second member of the Committee: Jafelice, Rosana Sueli da Motta
Third member of the Committee: Morelatti, Maria Raquel Miotto
Summary: Este trabalho apresenta os principais resultados de uma pesquisa aplicada, tendo a colaboração de seis estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental, com objetivo de desenvolver uma Proposta de Ensino usando a Robótica Educacional na Física e Matemática, associada à Modelagem e às novas tecnologias. A partir das atividades sobre Função e Movimento Retilíneo Uniforme, os estudantes fizeram um modelo, utilizando-se do programa Excel na elaboração de gráficos. Para isso, utilizaram um produto de baixo custo, baseado na arquitetura do arduino, de hardware e software abertos, e um modelo de tutorial de robótica educacional baseado nos métodos de trabalho independente e ambiente de aprendizagem. Os resultados mostraram que a Robótica se torna um grande estímulo natural da criança, despertando-a e motivando-a a se envolver nas atividades. Além disso, a aprendizagem das ciências e, em particular, da Matemática, na utilização da Robótica pode ser prazerosa, quando a experimentação é realizada de forma bem planejada, de modo que o conhecimento passa a ter significados para o aluno, aumentando o seu interesse na resolução de questões desafiadoras. O produto elaborado foi a criação de um site, no qual depositamos informações utilizadas para obtenção dos resultados, temas como da Modelagem Matemática, Tecnologias Digitais, a sequência didática aplicada aos alunos sobre os conteúdos de MRU (Movimento Retilíneo Uniforme) e Função Afim e o teste de carrinhos entre as equipes e um guia de aplicação nos estudos de Movimento Retilíneo.
Abstract: This work presents the main results of an applied research, with the collaboration of six students from the 9th year of elementary school, with the objective of developing a Teaching Proposal using Educational Robotics in Physics and Mathematics, associated with Modeling and new technologies. From the activities on Uniform Function and Rectilinear Motion, scholars model a model, using the Excel program in graphing. For this, it uses a low-cost product, based on the architecture of Arduino, hardware and open software, and a tutorial model of educational robotics based on the independent working methods and learning environment. The harmed results that Robótica becomes a great natural stimulus of the child, awakening and motivating to get involved in the activities. In addition, the learning of sciences and, in particular, of Mathematics, in the use of Robotics can be pleasant, when the experimentation is carried out in a well planned way, so that the knowledge starts to have meanings for the student, increasing his interest in solving challenging problems. The product elaborated was the creation of a website, in which we deposit the necessary information to obtain the results, topics such as Mathematical Modeling, Digital Technologies, the didactic sequence applied to students on the contents of MRU (Uniform Straight Movement) and Related Function and the test carts between teams and an application guide in studies of Rectilinear Movement.
Keywords: Robótica Educacional
Tecnologia Digital
Modelagem Matemática
Física e Matemática
Educational Robotics
Digital Technology
Mathematical Modeling
Physics and mathematics
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
CNPQ::ENGENHARIAS
Subject: Ciências - Estudo e ensino
Robótica
Matemática com aplicações tecnológicas
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Quote: CARVALHO, Geisla Aparecida de. A robótica no ensino e aprendizagem de física e matemática no ensino fundamental II. 2021. 153 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.232.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.232
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33433
Date of defense: 15-Mar-2021
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RobóticaEnsinoAprendizagem.pdfDissertação3.78 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons