Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33433
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorCarvalho, Geisla Aparecida de-
dc.date.accessioned2021-11-18T14:04:11Z-
dc.date.available2021-11-18T14:04:11Z-
dc.date.issued2021-03-15-
dc.identifier.citationCARVALHO, Geisla Aparecida de. A robótica no ensino e aprendizagem de física e matemática no ensino fundamental II. 2021. 153 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.232.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33433-
dc.description.abstractThis work presents the main results of an applied research, with the collaboration of six students from the 9th year of elementary school, with the objective of developing a Teaching Proposal using Educational Robotics in Physics and Mathematics, associated with Modeling and new technologies. From the activities on Uniform Function and Rectilinear Motion, scholars model a model, using the Excel program in graphing. For this, it uses a low-cost product, based on the architecture of Arduino, hardware and open software, and a tutorial model of educational robotics based on the independent working methods and learning environment. The harmed results that Robótica becomes a great natural stimulus of the child, awakening and motivating to get involved in the activities. In addition, the learning of sciences and, in particular, of Mathematics, in the use of Robotics can be pleasant, when the experimentation is carried out in a well planned way, so that the knowledge starts to have meanings for the student, increasing his interest in solving challenging problems. The product elaborated was the creation of a website, in which we deposit the necessary information to obtain the results, topics such as Mathematical Modeling, Digital Technologies, the didactic sequence applied to students on the contents of MRU (Uniform Straight Movement) and Related Function and the test carts between teams and an application guide in studies of Rectilinear Movement.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/*
dc.subjectRobótica Educacionalpt_BR
dc.subjectTecnologia Digitalpt_BR
dc.subjectModelagem Matemáticapt_BR
dc.subjectFísica e Matemáticapt_BR
dc.subjectEducational Roboticspt_BR
dc.subjectDigital Technologypt_BR
dc.subjectMathematical Modelingpt_BR
dc.subjectPhysics and mathematicspt_BR
dc.titleA robótica no ensino e aprendizagem de física e matemática no ensino fundamental IIpt_BR
dc.title.alternativeRobotics in teaching and learning physics and mathematics in elementary school IIpt_BR
dc.title.alternativeRobótica en la enseñanza y aprendizaje de física y matemáticas en la escuela primaria IIpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza Junior, Arlindo José de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9047733954063404pt_BR
dc.contributor.referee1Takahashi, Eduardo Kojy-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6027325194674806pt_BR
dc.contributor.referee2Jafelice, Rosana Sueli da Motta-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4014114406515905pt_BR
dc.contributor.referee3Morelatti, Maria Raquel Miotto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5074643701525672pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7413216096332744pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta os principais resultados de uma pesquisa aplicada, tendo a colaboração de seis estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental, com objetivo de desenvolver uma Proposta de Ensino usando a Robótica Educacional na Física e Matemática, associada à Modelagem e às novas tecnologias. A partir das atividades sobre Função e Movimento Retilíneo Uniforme, os estudantes fizeram um modelo, utilizando-se do programa Excel na elaboração de gráficos. Para isso, utilizaram um produto de baixo custo, baseado na arquitetura do arduino, de hardware e software abertos, e um modelo de tutorial de robótica educacional baseado nos métodos de trabalho independente e ambiente de aprendizagem. Os resultados mostraram que a Robótica se torna um grande estímulo natural da criança, despertando-a e motivando-a a se envolver nas atividades. Além disso, a aprendizagem das ciências e, em particular, da Matemática, na utilização da Robótica pode ser prazerosa, quando a experimentação é realizada de forma bem planejada, de modo que o conhecimento passa a ter significados para o aluno, aumentando o seu interesse na resolução de questões desafiadoras. O produto elaborado foi a criação de um site, no qual depositamos informações utilizadas para obtenção dos resultados, temas como da Modelagem Matemática, Tecnologias Digitais, a sequência didática aplicada aos alunos sobre os conteúdos de MRU (Movimento Retilíneo Uniforme) e Função Afim e o teste de carrinhos entre as equipes e um guia de aplicação nos estudos de Movimento Retilíneo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration153pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.232pt_BR
dc.orcid.putcode103428660-
dc.crossref.doibatchid532beda4-b844-4c3e-ab2d-ce17718ffdbb-
dc.subject.autorizadoCiências - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.autorizadoRobóticapt_BR
dc.subject.autorizadoMatemática com aplicações tecnológicas-
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
RobóticaEnsinoAprendizagem.pdfDissertação3.78 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons