Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33427| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Faz de conta: um estudo sobre o brincar a partir da psicologia histórico-cultural |
| Autor(es): | Paula, Luiz Ricardo de |
| Primeiro orientador: | Silva, Fernanda Duarte Araújo |
| Primeiro membro da banca: | Miyoshi, Simone Cléa dos Santos |
| Segundo membro da banca: | Queiroz, Glaucia Signorelli de |
| Resumo: | O faz-de-conta se constitui como ferramenta metodológica muito importante no processo de ensino e aprendizagem. Partindo dessa afirmação, conceituamos que, para aprender e compreender como essa ferramenta se materializa no âmbito da educação infantil, é importante a observar através do viés da Psicologia Histórico-cultural. Os principais autores utilizados para fundamentar teoricamente nossa reflexão foram: Vigotski (1984), Bonfim (2008), Nascimento (2020), dentre outros. A metodologia empregada nesta pesquisa foi de abordagem qualitativa, com viés descritivo e de cunho bibliográfico. Dessa maneira, ressaltamos que nossas reflexões perpassam teoria e prática, uma vez que são pautadas nos diálogos já existentes, para compreender de que maneira os conceitos aqui abordados podem ser relevantes dentro de sala de aula. Como professores, destacamos que o papel do faz-de-conta é significativo para a formação integral das crianças e o educador deve estudar cada vez mais sobre essa e outras possibilidades para o processo de humanização das crianças. |
| Palavras-chave: | Brincadeiras Play Faz-de-conta Pretend Psicologia histórico-cultural Historical-cultural psychology Pedagogia Pedagogy |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | Paula, Luiz Ricardo de. O faz de conta: um estudo sobre a importância do brincar a partir da psicologia histórico- cultural. 2021. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33427 |
| Data de defesa: | 12-Nov-2021 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| FazDeConta.pdf | 314.76 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
