Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33427
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPaula, Luiz Ricardo de-
dc.date.accessioned2021-11-18T12:22:44Z-
dc.date.available2021-11-18T12:22:44Z-
dc.date.issued2021-11-12-
dc.identifier.citationPaula, Luiz Ricardo de. O faz de conta: um estudo sobre a importância do brincar a partir da psicologia histórico- cultural. 2021. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33427-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectPlaypt_BR
dc.subjectFaz-de-contapt_BR
dc.subjectPretendpt_BR
dc.subjectPsicologia histórico-culturalpt_BR
dc.subjectHistorical-cultural psychologypt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectPedagogypt_BR
dc.titleFaz de conta: um estudo sobre o brincar a partir da psicologia histórico-culturalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Fernanda Duarte Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2530209398344202pt_BR
dc.contributor.referee1Miyoshi, Simone Cléa dos Santos-
dc.contributor.referee1LattesSimone Cléa dos Santos Miyoshi Brasil Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, Brasil(2020) Coordenadora Pedagógica do COLÉGIO OBJETIVO UBERLÂNDIA , Brasilpt_BR
dc.contributor.referee2Queiroz, Glaucia Signorelli de-
dc.contributor.referee2LattesGlaucia Signorelli de Queiroz Gonçalves Brasil Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil(2016) Professora Adjunto I da Universidade Federal de Uberlândia , Brasilpt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO faz-de-conta se constitui como ferramenta metodológica muito importante no processo de ensino e aprendizagem. Partindo dessa afirmação, conceituamos que, para aprender e compreender como essa ferramenta se materializa no âmbito da educação infantil, é importante a observar através do viés da Psicologia Histórico-cultural. Os principais autores utilizados para fundamentar teoricamente nossa reflexão foram: Vigotski (1984), Bonfim (2008), Nascimento (2020), dentre outros. A metodologia empregada nesta pesquisa foi de abordagem qualitativa, com viés descritivo e de cunho bibliográfico. Dessa maneira, ressaltamos que nossas reflexões perpassam teoria e prática, uma vez que são pautadas nos diálogos já existentes, para compreender de que maneira os conceitos aqui abordados podem ser relevantes dentro de sala de aula. Como professores, destacamos que o papel do faz-de-conta é significativo para a formação integral das crianças e o educador deve estudar cada vez mais sobre essa e outras possibilidades para o processo de humanização das crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration18pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FazDeConta.pdf314.76 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.