Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33427
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Paula, Luiz Ricardo de | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-18T12:22:44Z | - |
dc.date.available | 2021-11-18T12:22:44Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-12 | - |
dc.identifier.citation | Paula, Luiz Ricardo de. O faz de conta: um estudo sobre a importância do brincar a partir da psicologia histórico- cultural. 2021. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33427 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras | pt_BR |
dc.subject | Play | pt_BR |
dc.subject | Faz-de-conta | pt_BR |
dc.subject | Pretend | pt_BR |
dc.subject | Psicologia histórico-cultural | pt_BR |
dc.subject | Historical-cultural psychology | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Pedagogy | pt_BR |
dc.title | Faz de conta: um estudo sobre o brincar a partir da psicologia histórico-cultural | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Fernanda Duarte Araújo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2530209398344202 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Miyoshi, Simone Cléa dos Santos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | Simone Cléa dos Santos Miyoshi Brasil Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, Brasil(2020) Coordenadora Pedagógica do COLÉGIO OBJETIVO UBERLÂNDIA , Brasil | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Queiroz, Glaucia Signorelli de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | Glaucia Signorelli de Queiroz Gonçalves Brasil Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil(2016) Professora Adjunto I da Universidade Federal de Uberlândia , Brasil | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O faz-de-conta se constitui como ferramenta metodológica muito importante no processo de ensino e aprendizagem. Partindo dessa afirmação, conceituamos que, para aprender e compreender como essa ferramenta se materializa no âmbito da educação infantil, é importante a observar através do viés da Psicologia Histórico-cultural. Os principais autores utilizados para fundamentar teoricamente nossa reflexão foram: Vigotski (1984), Bonfim (2008), Nascimento (2020), dentre outros. A metodologia empregada nesta pesquisa foi de abordagem qualitativa, com viés descritivo e de cunho bibliográfico. Dessa maneira, ressaltamos que nossas reflexões perpassam teoria e prática, uma vez que são pautadas nos diálogos já existentes, para compreender de que maneira os conceitos aqui abordados podem ser relevantes dentro de sala de aula. Como professores, destacamos que o papel do faz-de-conta é significativo para a formação integral das crianças e o educador deve estudar cada vez mais sobre essa e outras possibilidades para o processo de humanização das crianças. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 18 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FazDeConta.pdf | 314.76 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.