Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33311| ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-3785-1496 |
| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
| Título: | Aprendizagem baseada em problemas no ensino de Contabilidade: mapeamento das publicações nacionais |
| Autor(es): | Medeiros, Annie Karolyne Marques |
| Primeiro orientador: | Nganga, Camilla Soueneta Nascimento |
| Primeiro membro da banca: | x, x |
| Segundo membro da banca: | x, x |
| Resumo: | Tendo em vista a inserção das metodologias ativas de aprendizagem na Educação Superior, um dos métodos que vem sendo utilizado é a Aprendizagem Baseada em Problemas, considerada dinâmica e inovadora, porém ainda pouco utilizada no ensino de Contabilidade. Nesse contexto, o estudo objetivou identificar o perfil das pesquisas científicas brasileiras sobre aprendizagem baseada em problemas no ensino de Contabilidade, a fim de contribuir ao apresentar o que tem sido publicado sobre a temática, evidenciando possibilidades de aplicação do método, análise de seus benefícios e potencialidades, e a necessidade de se trazer a prática para as aulas. Assim, conduziu-se à pesquisa de caráter descritivo e abordagem qualitativa com coleta bibliográfica, nos principais periódicos e eventos da área de contabilidade, bem como nas principais bases de dados, com base nos pressupostos do instrumento Knowledge Development Process – Constructivist (Proknow-C). Identificou-se 36 pesquisas dentro do escopo do estudo, que considerou o período de 2010 a 2020. Os resultados encontrados indicam que 55,56% das publicações analisadas são de artigos de periódicos, e o período de 2018 a 2020 apresentou a maior quantidade de publicações. Além disso, identificou-se que as principais temáticas abordadas foram a Aplicação do PBL e a Percepção Discente, como também a predominância do uso de estudos de casos e de abordagens qualitativas no desenvolvimento dos estudos. Espera-se que a pesquisa possa contribuir para que professores, estudantes e gestores educacionais conheçam melhor a Aprendizagem Baseada em Problemas e, assim, possam desenhar possibilidades de aplicação da mesma no ensino de Contabilidade. |
| Palavras-chave: | Aprendizagem baseada em problemas Problem-based learning Problem based learning Problem based learning Metodologias ativas Accounting teaching Ensino de contabilidade Active methodologies |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | MEDEIROS, Annie Karolyne Marques. Aprendizagem baseada em problemas no ensino de Contabilidade: mapeamento das publicações nacionais. 2021. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33311 |
| Data de defesa: | 10-Nov-2021 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Contábeis |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AprendizagemBaseadaProblemas.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 725 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons
