Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33311
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-3785-1496
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Título: Aprendizagem baseada em problemas no ensino de Contabilidade: mapeamento das publicações nacionais
Autor(es): Medeiros, Annie Karolyne Marques
Primeiro orientador: Nganga, Camilla Soueneta Nascimento
Primeiro membro da banca: x, x
Segundo membro da banca: x, x
Resumo: Tendo em vista a inserção das metodologias ativas de aprendizagem na Educação Superior, um dos métodos que vem sendo utilizado é a Aprendizagem Baseada em Problemas, considerada dinâmica e inovadora, porém ainda pouco utilizada no ensino de Contabilidade. Nesse contexto, o estudo objetivou identificar o perfil das pesquisas científicas brasileiras sobre aprendizagem baseada em problemas no ensino de Contabilidade, a fim de contribuir ao apresentar o que tem sido publicado sobre a temática, evidenciando possibilidades de aplicação do método, análise de seus benefícios e potencialidades, e a necessidade de se trazer a prática para as aulas. Assim, conduziu-se à pesquisa de caráter descritivo e abordagem qualitativa com coleta bibliográfica, nos principais periódicos e eventos da área de contabilidade, bem como nas principais bases de dados, com base nos pressupostos do instrumento Knowledge Development Process – Constructivist (Proknow-C). Identificou-se 36 pesquisas dentro do escopo do estudo, que considerou o período de 2010 a 2020. Os resultados encontrados indicam que 55,56% das publicações analisadas são de artigos de periódicos, e o período de 2018 a 2020 apresentou a maior quantidade de publicações. Além disso, identificou-se que as principais temáticas abordadas foram a Aplicação do PBL e a Percepção Discente, como também a predominância do uso de estudos de casos e de abordagens qualitativas no desenvolvimento dos estudos. Espera-se que a pesquisa possa contribuir para que professores, estudantes e gestores educacionais conheçam melhor a Aprendizagem Baseada em Problemas e, assim, possam desenhar possibilidades de aplicação da mesma no ensino de Contabilidade.
Palavras-chave: Aprendizagem baseada em problemas
Problem-based learning
Problem based learning
Problem based learning
Metodologias ativas
Accounting teaching
Ensino de contabilidade
Active methodologies
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MEDEIROS, Annie Karolyne Marques. Aprendizagem baseada em problemas no ensino de Contabilidade: mapeamento das publicações nacionais. 2021. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33311
Data de defesa: 10-Nov-2021
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AprendizagemBaseadaProblemas.pdfTrabalho de Conclusão de Curso725 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons