Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33311
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Medeiros, Annie Karolyne Marques | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-10T17:11:40Z | - |
dc.date.available | 2021-11-10T17:11:40Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-10 | - |
dc.identifier.citation | MEDEIROS, Annie Karolyne Marques. Aprendizagem baseada em problemas no ensino de Contabilidade: mapeamento das publicações nacionais. 2021. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33311 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | pt_BR |
dc.subject | Problem-based learning | pt_BR |
dc.subject | Problem based learning | pt_BR |
dc.subject | Problem based learning | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Accounting teaching | pt_BR |
dc.subject | Ensino de contabilidade | pt_BR |
dc.subject | Active methodologies | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem baseada em problemas no ensino de Contabilidade: mapeamento das publicações nacionais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Nganga, Camilla Soueneta Nascimento | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6986003080954938 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | x, x | - |
dc.contributor.referee1Lattes | x | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | x, x | - |
dc.contributor.referee2Lattes | x | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Tendo em vista a inserção das metodologias ativas de aprendizagem na Educação Superior, um dos métodos que vem sendo utilizado é a Aprendizagem Baseada em Problemas, considerada dinâmica e inovadora, porém ainda pouco utilizada no ensino de Contabilidade. Nesse contexto, o estudo objetivou identificar o perfil das pesquisas científicas brasileiras sobre aprendizagem baseada em problemas no ensino de Contabilidade, a fim de contribuir ao apresentar o que tem sido publicado sobre a temática, evidenciando possibilidades de aplicação do método, análise de seus benefícios e potencialidades, e a necessidade de se trazer a prática para as aulas. Assim, conduziu-se à pesquisa de caráter descritivo e abordagem qualitativa com coleta bibliográfica, nos principais periódicos e eventos da área de contabilidade, bem como nas principais bases de dados, com base nos pressupostos do instrumento Knowledge Development Process – Constructivist (Proknow-C). Identificou-se 36 pesquisas dentro do escopo do estudo, que considerou o período de 2010 a 2020. Os resultados encontrados indicam que 55,56% das publicações analisadas são de artigos de periódicos, e o período de 2018 a 2020 apresentou a maior quantidade de publicações. Além disso, identificou-se que as principais temáticas abordadas foram a Aplicação do PBL e a Percepção Discente, como também a predominância do uso de estudos de casos e de abordagens qualitativas no desenvolvimento dos estudos. Espera-se que a pesquisa possa contribuir para que professores, estudantes e gestores educacionais conheçam melhor a Aprendizagem Baseada em Problemas e, assim, possam desenhar possibilidades de aplicação da mesma no ensino de Contabilidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.sizeorduration | 24 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 102974142 | - |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Contábeis |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AprendizagemBaseadaProblemas.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 725 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License