Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33291| Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Access type: | Acesso Aberto |
| Title: | Análise psicológica dos componentes estruturantes no ato de brincar: teoria e prática |
| Author: | Francisco, Carine Jacomini |
| First Advisor: | Nascimento, Ruben de Oliveira |
| First member of the Committee: | Ribeiro, Maria José |
| Second member of the Committee: | Lima, Luciana Pereira de |
| Summary: | O ato de brincar faz parte da formação humana e está presente em todas as sociedades, sendo a brincadeira fundamental no desenvolvimento físico, intelectual, emocional, cultural e social da criança. Estudos sobre esse tema apontam que o brincar se constitui de componentes estruturantes, como conteúdo, espaço, tempo, regras, conexão com o outro, brinquedos, imaginação, função simbólica etc. Com base em contribuições da psicologia histórico-cultural de Lev S. Vigotski, este trabalho de conclusão de curso desenvolveu-se a partir dos dados obtidos em uma pesquisa de iniciação científica visando estudar os componentes imaginação, comunicação, uso de regras e significado, que constituem o brincar, observados na situação imaginada na brincadeira. Foram observadas cinco crianças brincando no espaço da Brinquedoteca da Universidade Federal de Uberlândia, com idades entre quatro e dez anos. Os dados indicaram, com base na teoria de referência, que os componentes psicológicos analisados têm seu papel e contribuição na constituição da brincadeira e no sentido atribuído pela situação imaginada, mas também atuam de maneira integrada para a realização da brincadeira. Concluímos que a compreensão psicológica do ato de brincar pode ser desenvolvida também a partir da identificação e estudo de seus componentes constituintes observados na brincadeira. Os resultados obtidos com este trabalho indicaram, com base na psicologia de Vigotski, que a brincadeira infantil realiza uma conexão entre a própria criança e sua imersão no mundo adulto que tem como referência, e na realidade, e que os componentes psicológicos analisados ajudam a estabelecer essa conexão. |
| Keywords: | Brincadeira infantil Desenvolvimento psicológico Psicologia históricocultural Lev S. Vigotski |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Quote: | FRANCISCO, Carine Jacomini. Análise psicológica dos componentes estruturantes no ato de brincar: teoria e prática. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33291 |
| Date of defense: | 29-Oct-2021 |
| Appears in Collections: | TCC - Psicologia |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| AnálisePsicológicaComponentes.pdf | 438.23 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License
