Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33291
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorFrancisco, Carine Jacomini-
dc.date.accessioned2021-11-10T13:07:15Z-
dc.date.available2021-11-10T13:07:15Z-
dc.date.issued2021-10-29-
dc.identifier.citationFRANCISCO, Carine Jacomini. Análise psicológica dos componentes estruturantes no ato de brincar: teoria e prática. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33291-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectBrincadeira infantilpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento psicológicopt_BR
dc.subjectPsicologia históricoculturalpt_BR
dc.subjectLev S. Vigotskipt_BR
dc.titleAnálise psicológica dos componentes estruturantes no ato de brincar: teoria e práticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento, Ruben de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4176713449466305pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Maria José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8549652382923677pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Luciana Pereira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0461476961455932pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO ato de brincar faz parte da formação humana e está presente em todas as sociedades, sendo a brincadeira fundamental no desenvolvimento físico, intelectual, emocional, cultural e social da criança. Estudos sobre esse tema apontam que o brincar se constitui de componentes estruturantes, como conteúdo, espaço, tempo, regras, conexão com o outro, brinquedos, imaginação, função simbólica etc. Com base em contribuições da psicologia histórico-cultural de Lev S. Vigotski, este trabalho de conclusão de curso desenvolveu-se a partir dos dados obtidos em uma pesquisa de iniciação científica visando estudar os componentes imaginação, comunicação, uso de regras e significado, que constituem o brincar, observados na situação imaginada na brincadeira. Foram observadas cinco crianças brincando no espaço da Brinquedoteca da Universidade Federal de Uberlândia, com idades entre quatro e dez anos. Os dados indicaram, com base na teoria de referência, que os componentes psicológicos analisados têm seu papel e contribuição na constituição da brincadeira e no sentido atribuído pela situação imaginada, mas também atuam de maneira integrada para a realização da brincadeira. Concluímos que a compreensão psicológica do ato de brincar pode ser desenvolvida também a partir da identificação e estudo de seus componentes constituintes observados na brincadeira. Os resultados obtidos com este trabalho indicaram, com base na psicologia de Vigotski, que a brincadeira infantil realiza uma conexão entre a própria criança e sua imersão no mundo adulto que tem como referência, e na realidade, e que os componentes psicológicos analisados ajudam a estabelecer essa conexão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration32pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Psicologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AnálisePsicológicaComponentes.pdf438.23 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons