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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33291Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Francisco, Carine Jacomini | - |
| dc.date.accessioned | 2021-11-10T13:07:15Z | - |
| dc.date.available | 2021-11-10T13:07:15Z | - |
| dc.date.issued | 2021-10-29 | - |
| dc.identifier.citation | FRANCISCO, Carine Jacomini. Análise psicológica dos componentes estruturantes no ato de brincar: teoria e prática. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33291 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
| dc.subject | Brincadeira infantil | pt_BR |
| dc.subject | Desenvolvimento psicológico | pt_BR |
| dc.subject | Psicologia históricocultural | pt_BR |
| dc.subject | Lev S. Vigotski | pt_BR |
| dc.title | Análise psicológica dos componentes estruturantes no ato de brincar: teoria e prática | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Nascimento, Ruben de Oliveira | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4176713449466305 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Ribeiro, Maria José | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8549652382923677 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Lima, Luciana Pereira de | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0461476961455932 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | O ato de brincar faz parte da formação humana e está presente em todas as sociedades, sendo a brincadeira fundamental no desenvolvimento físico, intelectual, emocional, cultural e social da criança. Estudos sobre esse tema apontam que o brincar se constitui de componentes estruturantes, como conteúdo, espaço, tempo, regras, conexão com o outro, brinquedos, imaginação, função simbólica etc. Com base em contribuições da psicologia histórico-cultural de Lev S. Vigotski, este trabalho de conclusão de curso desenvolveu-se a partir dos dados obtidos em uma pesquisa de iniciação científica visando estudar os componentes imaginação, comunicação, uso de regras e significado, que constituem o brincar, observados na situação imaginada na brincadeira. Foram observadas cinco crianças brincando no espaço da Brinquedoteca da Universidade Federal de Uberlândia, com idades entre quatro e dez anos. Os dados indicaram, com base na teoria de referência, que os componentes psicológicos analisados têm seu papel e contribuição na constituição da brincadeira e no sentido atribuído pela situação imaginada, mas também atuam de maneira integrada para a realização da brincadeira. Concluímos que a compreensão psicológica do ato de brincar pode ser desenvolvida também a partir da identificação e estudo de seus componentes constituintes observados na brincadeira. Os resultados obtidos com este trabalho indicaram, com base na psicologia de Vigotski, que a brincadeira infantil realiza uma conexão entre a própria criança e sua imersão no mundo adulto que tem como referência, e na realidade, e que os componentes psicológicos analisados ajudam a estabelecer essa conexão. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Psicologia | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 32 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Psicologia | |
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| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
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