Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33225
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Fecha de embargo: 2021-11-05
Título: Sensibilidade de salmonella heidelberg a nanopartículas de ácido peracético 0,8% encapsuladas em quitosana
Autor: Gomes, Renata Lima Garcia
Primer orientador: Rossi, Daise Aparecida
Primer miembro de la banca: Melo Roberta, Roberta Torres de Melo
Segundo miembro de la banca: Takeuchi Micaela, Micaela Guidotti Takeuchi
Resumen: As doenças transmitidas pelos alimentos como a salmonelose impactam a saúde pública e a economia, e dentre os sorovares, S. Heidelberg tem se destacado pelo aumento da prevalência e envolvimento em surtos. Desta forma, há busca constante por agentes sanitizantes mais efetivos para o seu controle no ambiente industrial. Este estudo objetivou verificar a eficiência do ácido peracético 0,8% encapsulado em quitosana com e sem a adição do biosurfactante Plantarem 1200 e Plantarem 2000 em inibir cepas de S. Heidelberg isoladas de alimentos, comparativamente ao seu uso em formulação comercial. Os testes da inibição foram realizados em triplicata, com três repetições em dias diferentes utilizando o teste de difusão em discos em 20 cepas de S. Heidelberg previamente isoladas de alimentos pela FIOCRUZ-RJ. Os resultados demonstraram que o uso do ácido peracético 0,8% (APA) nanoencapsulado em quitosana (APA-QUI) possui poder inibitório superior ao APA. Considerando o tamanho dos halos de inibição, em 15/20 (75%) das cepas, o encapsulamento do sanitizante foi mais efetivo que o mesmo sanitizante não encapsulado (p<0,05-Tukey). Já os tratamentos em que o Plantarem foi adicionado, o poder inibidor do nanocomposto só foi superior ao do sanitizante não encapsulado em 2/20 (10%) das cepas. Conclui-se que o encapsulamento do ácido peracético em quitosana aumenta o seu poder inibidor frente a S. Heidelberg, o que torna sua utilização promissora para a higienização da indústria de alimentos.
Palabras clave: Higienização
Sanitation
Nanocomposto
Nanocompost
Saúde pública
Public health
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: GOMES, Renata Lima Garcia. Sensibilidade de salmonella heidelberg a nanopartículas de ácido peracético 0,8% encapsuladas em quitosana. 2021. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33225
Fecha de defensa: 28-oct-2021
Aparece en las colecciones:TCC - Zootecnia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
SensibilidadeSalmonellaHeidelberg.pdf540.17 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.