Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33187
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-2690-4393
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Processo artístico-pedagógico: experiências e memórias de um professor-artista em formação.
Título(s) alternativo(s): Artistic-pedagogical process: experiences and memories of a teacher-artist in training.
Autor(es): Alves, Halan Vieira
Primeiro orientador: Santos, Rosimeire Gonçalves dos
Primeiro membro da banca: Leite, Vilma Campos dos Santos
Segundo membro da banca: Perobelli, Mariene Hundertmarck
Resumo: Este trabalho relata minhas experiências e memórias de oficinas desenvolvidas por meio dos estágios supervisionados do Curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia, expondo meu primeiro contato com a sala de aula, com crianças da primeira infância. Essa foi minha primeira jornada como aprendiz de professor de Teatro. Na segunda jornada, encontrei no Drama uma estrutura e uma dinâmica de aula por intermédio das quais pude trabalhar o que observei naquela primeira vivência, agora com alunos da faixa etária de 7 a 10 anos, tendo como fundamentos o brincar segundo Vygotsky e Spolin dentro de uma atividade de ensino. Na terceira jornada, chegando a minha última experiência, conquistei uma estrutura mais livre com o jogo dramático, dinâmica realizada através da vontade dos alunos de criar e imaginar a todo instante das aulas. Desenvolvendo os estágios, tive como disparador minhas vontades e, a partir delas, apropriei, como metodologia, a contação de histórias e as vivências de papéis pelos meus alunos. Assim, pude desenvolver um processo artístico-pedagógico voltado para uma prática de afeto entre professor-aluno, em que o educador fica presente dentro das atividades também como jogador e não somente como transmissor de conhecimento.
Palavras-chave: Drama
ensino de teatro
imaginação
processo artístico-pedagógico
theater teaching
imagination
artistic-pedagogical process
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ALVES, Halan Vieira. Processo artístico-pedagógico: experiências e memórias de um professor-artista em formação. 2019. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33187
Data de defesa: 17-Dez-2019
Aparece nas coleções:TCC - Teatro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ProcessoArtísticoPedagógico.pdfTCC276.06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.