Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33187
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlves, Halan Vieira-
dc.date.accessioned2021-11-08T16:20:45Z-
dc.date.available2021-11-08T16:20:45Z-
dc.date.issued2019-12-17-
dc.identifier.citationALVES, Halan Vieira. Processo artístico-pedagógico: experiências e memórias de um professor-artista em formação. 2019. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33187-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDramapt_BR
dc.subjectensino de teatropt_BR
dc.subjectimaginaçãopt_BR
dc.subjectprocesso artístico-pedagógicopt_BR
dc.subjecttheater teachingpt_BR
dc.subjectimaginationpt_BR
dc.subjectartistic-pedagogical processpt_BR
dc.titleProcesso artístico-pedagógico: experiências e memórias de um professor-artista em formação.pt_BR
dc.title.alternativeArtistic-pedagogical process: experiences and memories of a teacher-artist in training.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Rosimeire Gonçalves dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5007401696762612pt_BR
dc.contributor.referee1Leite, Vilma Campos dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1413593325398183pt_BR
dc.contributor.referee2Perobelli, Mariene Hundertmarck-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8717030351042625pt_BR
dc.creator.LattesHTTPS.//lattes.cnpq.br/8512178108497780pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho relata minhas experiências e memórias de oficinas desenvolvidas por meio dos estágios supervisionados do Curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia, expondo meu primeiro contato com a sala de aula, com crianças da primeira infância. Essa foi minha primeira jornada como aprendiz de professor de Teatro. Na segunda jornada, encontrei no Drama uma estrutura e uma dinâmica de aula por intermédio das quais pude trabalhar o que observei naquela primeira vivência, agora com alunos da faixa etária de 7 a 10 anos, tendo como fundamentos o brincar segundo Vygotsky e Spolin dentro de uma atividade de ensino. Na terceira jornada, chegando a minha última experiência, conquistei uma estrutura mais livre com o jogo dramático, dinâmica realizada através da vontade dos alunos de criar e imaginar a todo instante das aulas. Desenvolvendo os estágios, tive como disparador minhas vontades e, a partir delas, apropriei, como metodologia, a contação de histórias e as vivências de papéis pelos meus alunos. Assim, pude desenvolver um processo artístico-pedagógico voltado para uma prática de afeto entre professor-aluno, em que o educador fica presente dentro das atividades também como jogador e não somente como transmissor de conhecimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseTeatropt_BR
dc.sizeorduration28pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.orcid.putcode102835169-
Appears in Collections:TCC - Teatro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ProcessoArtísticoPedagógico.pdfTCC276.06 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.