Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33187
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Alves, Halan Vieira | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-08T16:20:45Z | - |
dc.date.available | 2021-11-08T16:20:45Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-17 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Halan Vieira. Processo artístico-pedagógico: experiências e memórias de um professor-artista em formação. 2019. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33187 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Drama | pt_BR |
dc.subject | ensino de teatro | pt_BR |
dc.subject | imaginação | pt_BR |
dc.subject | processo artístico-pedagógico | pt_BR |
dc.subject | theater teaching | pt_BR |
dc.subject | imagination | pt_BR |
dc.subject | artistic-pedagogical process | pt_BR |
dc.title | Processo artístico-pedagógico: experiências e memórias de um professor-artista em formação. | pt_BR |
dc.title.alternative | Artistic-pedagogical process: experiences and memories of a teacher-artist in training. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Rosimeire Gonçalves dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5007401696762612 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Leite, Vilma Campos dos Santos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1413593325398183 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Perobelli, Mariene Hundertmarck | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8717030351042625 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | HTTPS.//lattes.cnpq.br/8512178108497780 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho relata minhas experiências e memórias de oficinas desenvolvidas por meio dos estágios supervisionados do Curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia, expondo meu primeiro contato com a sala de aula, com crianças da primeira infância. Essa foi minha primeira jornada como aprendiz de professor de Teatro. Na segunda jornada, encontrei no Drama uma estrutura e uma dinâmica de aula por intermédio das quais pude trabalhar o que observei naquela primeira vivência, agora com alunos da faixa etária de 7 a 10 anos, tendo como fundamentos o brincar segundo Vygotsky e Spolin dentro de uma atividade de ensino. Na terceira jornada, chegando a minha última experiência, conquistei uma estrutura mais livre com o jogo dramático, dinâmica realizada através da vontade dos alunos de criar e imaginar a todo instante das aulas. Desenvolvendo os estágios, tive como disparador minhas vontades e, a partir delas, apropriei, como metodologia, a contação de histórias e as vivências de papéis pelos meus alunos. Assim, pude desenvolver um processo artístico-pedagógico voltado para uma prática de afeto entre professor-aluno, em que o educador fica presente dentro das atividades também como jogador e não somente como transmissor de conhecimento. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Teatro | pt_BR |
dc.sizeorduration | 28 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 102835169 | - |
Appears in Collections: | TCC - Teatro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ProcessoArtísticoPedagógico.pdf | TCC | 276.06 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.