Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33187
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-2690-4393 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Processo artístico-pedagógico: experiências e memórias de um professor-artista em formação. |
Título (s) alternativo (s): | Artistic-pedagogical process: experiences and memories of a teacher-artist in training. |
Autor: | Alves, Halan Vieira |
Primer orientador: | Santos, Rosimeire Gonçalves dos |
Primer miembro de la banca: | Leite, Vilma Campos dos Santos |
Segundo miembro de la banca: | Perobelli, Mariene Hundertmarck |
Resumen: | Este trabalho relata minhas experiências e memórias de oficinas desenvolvidas por meio dos estágios supervisionados do Curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia, expondo meu primeiro contato com a sala de aula, com crianças da primeira infância. Essa foi minha primeira jornada como aprendiz de professor de Teatro. Na segunda jornada, encontrei no Drama uma estrutura e uma dinâmica de aula por intermédio das quais pude trabalhar o que observei naquela primeira vivência, agora com alunos da faixa etária de 7 a 10 anos, tendo como fundamentos o brincar segundo Vygotsky e Spolin dentro de uma atividade de ensino. Na terceira jornada, chegando a minha última experiência, conquistei uma estrutura mais livre com o jogo dramático, dinâmica realizada através da vontade dos alunos de criar e imaginar a todo instante das aulas. Desenvolvendo os estágios, tive como disparador minhas vontades e, a partir delas, apropriei, como metodologia, a contação de histórias e as vivências de papéis pelos meus alunos. Assim, pude desenvolver um processo artístico-pedagógico voltado para uma prática de afeto entre professor-aluno, em que o educador fica presente dentro das atividades também como jogador e não somente como transmissor de conhecimento. |
Palabras clave: | Drama ensino de teatro imaginação processo artístico-pedagógico theater teaching imagination artistic-pedagogical process |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | ALVES, Halan Vieira. Processo artístico-pedagógico: experiências e memórias de um professor-artista em formação. 2019. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33187 |
Fecha de defensa: | 17-dic-2019 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Teatro |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ProcessoArtísticoPedagógico.pdf | TCC | 276.06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.