Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33153
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-0738-3262
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Tapping into the process of literary text translation: An exploratory study. 2017.
Autor(es): Zampini, Ana Carolina Assunção
Primeiro orientador: Silva, Igor Antônio Lourenço da
Primeiro membro da banca: Paschoal, Stéfano
Segundo membro da banca: Fonseca, Norma Barbosa de Lima
Resumo: Esta monografia investiga, sob condições empírico-experimentais, o processo cognitivo envolvido na tradução de um texto literário e analisa algumas características dos produtos finais com base nos dados obtidos de dois grupos distintos: três alunos do curso de graduação em Tradução da Universidade Federal de Uberlândia e três professores de inglês que dizem conhecer e apreciar o trabalho de J. R. R. Tolkien. Um dos objetivos foi analisar as diferenças nos processos cognitivos entre os dois tipos de participantes observando duração da tarefa, orientação, tradução, revisão, segmentação, pausa, microunidade de tradução, recursividade e metarreflexão. Outro objetivo foi analisar as soluções dadas pelos participantes a alguns aspectos linguísticos presentes no texto-fonte. Utilizaram-se como métodos de coleta e análise de dados: registro de acionamentos de mouse e teclado (key logging) e rastreamento ocular (eye tracking). Os resultados revelaram que os professores de inglês tiveram um comportamento mais experto e demandaram menos esforço cognitivo para realizar a tarefa de tradução, enquanto os estudantes de Tradução empregaram traços linguísticos mais representativos do texto-fonte e similares à tradução de R. E. Kyrmse já publicada em português do Brasil. Esta monografia contribui para ampliar os ainda incipientes conhecimentos sobre os processos cognitivos envolvidos na tradução de textos literários e sugere a necessidade de se ampliar a prática de tradução de textos literários na formação de tradutores em nível de graduação.
Abstract: This senior thesis taps into the translation process of a literary text and analyses some features of the final products as provided by two different groups of participants under experimental conditions, namely: three undergraduate Translation students from Federal University of Uberlandia, and three English Instructors that allegedly know and appreciate J. R. R. Tolkien’s work. The objectives were to analyse the difference in the cognitive process between the two types of participants, by means of task duration, orientation, drafting, revision, segmentation, pause, micro translation unit, recursiveness, and meta-reflection, and to assess the solutions the participants provided to some linguistic features in the source text. Key logging and eye tracking were used as methods to collect and analyse data. The results point out that the English instructors had a more expert-like behaviour, and it took them less cognitive effort to perform the translation task, while the Translation students used linguistic features that were more representative of the source text and similar to a previous published translation into Brazilian Portuguese by R. E. Kyrmse. This research contributes to enlarging the still incipient body of knowledge of the cognitive processes of literary translation, and suggests a need for enhancing practice on the translation of literary texts in an undergraduate program in translation.
Palavras-chave: Estudos processuais da tradução
Translation process research
Tradução de textos literários
Literary text translation
J. R. R. Tolkien
J. R. R. Tolkien
Key logging
Key logging
Eye tracking
Eye tracking
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ZAMPINI, Ana Carolina Assunção. Tapping into the process of literary text translation: An exploratory study. 2017. 2021. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tradução) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33153
Data de defesa: 31-Jul-2017
Aparece nas coleções:TCC - Tradução

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TappingIntoThe.pdf1.76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.