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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-5148-8793
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Fecha de embargo: 2023-10-25
Título: A personalidade da marca no ensino público superior: a percepção dos alunos e egressos de diversas áreas do conhecimento
Autor: ZANATA, Nayara Cristina Mendonça
Primer orientador: Figueira-Sampaio, Aleandra da Silva
Primer miembro de la banca: PAULA, Verônica Angélica Freitas de
Segundo miembro de la banca: PAULA, Vérica Marconi Freitas de
Resumen: O ambiente educacional sofreu diversas transformações nas últimas décadas, dentre elas, o alto índice de competitividade em detrimento do surgimento de novas instituições de ensino superior dos setores privado e público. Um dos possíveis diferenciais da instituição seria o fortalecimento de sua marca perante seus stakeholders internos (alunos, funcionários, professores) e externos (governo, órgãos de fomento, concorrentes). Uma das formas de identificar o comportamento da marca seria atribuir a ela características humanas, posto que o consumidor tomaria sua decisão compatibilizando a mesma com sua própria personalidade. Portanto, o objetivo do trabalho é avaliar a personalidade de marca da Universidade Federal de Uberlândia sob a ótica de seus alunos e egressos dos cursos de Graduação situados nos campi da cidade de Uberlândia-MG. A pesquisa tem abordagem quantitativa descritiva e amostragem aleatória simples. A coleta de dados é pautada no método survey. O instrumento utilizado é a Escala de Dimensões de Personalidade de Marca proposta por Muniz e Marchetti (2012), os quais moldaram a escala de Aaker (1997) ao contexto brasileiro. Os resultados evidenciam que a personalidade de marca UFU é percebida, precipuamente, pela dimensão Credibilidade, com destaque às afirmações “Eu acredito que a UFU é respeitável”, “Eu acredito que a UFU é responsável” e “Eu acredito que a UFU é confiável”; segundamente, Audácia, com ênfase nas características atualizada, criativa e moderna e, por último, Sofisticação, evidenciando a característica “alta classe” participantes.
Palabras clave: Personalidade da marca
Ensino superior
Brand personality
Marca UFU
Educação superior
Áreas de conhecimento
Área (s) del CNPq: CNPQ
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: ZANATA, Nayara Cristina Mendonça. A personalidade da marca no ensino público superior: a percepção dos alunos e egressos de diversas áreas do conhecimento. 2021. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33098
Fecha de defensa: 25-oct-2021
Aparece en las colecciones:TCC - Administração

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