Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33098
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-5148-8793
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Embargo Date: 2023-10-25
Title: A personalidade da marca no ensino público superior: a percepção dos alunos e egressos de diversas áreas do conhecimento
Author: ZANATA, Nayara Cristina Mendonça
First Advisor: Figueira-Sampaio, Aleandra da Silva
First member of the Committee: PAULA, Verônica Angélica Freitas de
Second member of the Committee: PAULA, Vérica Marconi Freitas de
Summary: O ambiente educacional sofreu diversas transformações nas últimas décadas, dentre elas, o alto índice de competitividade em detrimento do surgimento de novas instituições de ensino superior dos setores privado e público. Um dos possíveis diferenciais da instituição seria o fortalecimento de sua marca perante seus stakeholders internos (alunos, funcionários, professores) e externos (governo, órgãos de fomento, concorrentes). Uma das formas de identificar o comportamento da marca seria atribuir a ela características humanas, posto que o consumidor tomaria sua decisão compatibilizando a mesma com sua própria personalidade. Portanto, o objetivo do trabalho é avaliar a personalidade de marca da Universidade Federal de Uberlândia sob a ótica de seus alunos e egressos dos cursos de Graduação situados nos campi da cidade de Uberlândia-MG. A pesquisa tem abordagem quantitativa descritiva e amostragem aleatória simples. A coleta de dados é pautada no método survey. O instrumento utilizado é a Escala de Dimensões de Personalidade de Marca proposta por Muniz e Marchetti (2012), os quais moldaram a escala de Aaker (1997) ao contexto brasileiro. Os resultados evidenciam que a personalidade de marca UFU é percebida, precipuamente, pela dimensão Credibilidade, com destaque às afirmações “Eu acredito que a UFU é respeitável”, “Eu acredito que a UFU é responsável” e “Eu acredito que a UFU é confiável”; segundamente, Audácia, com ênfase nas características atualizada, criativa e moderna e, por último, Sofisticação, evidenciando a característica “alta classe” participantes.
Keywords: Personalidade da marca
Ensino superior
Brand personality
Marca UFU
Educação superior
Áreas de conhecimento
Area (s) of CNPq: CNPQ
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: ZANATA, Nayara Cristina Mendonça. A personalidade da marca no ensino público superior: a percepção dos alunos e egressos de diversas áreas do conhecimento. 2021. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33098
Date of defense: 25-Oct-2021
Appears in Collections:TCC - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PersonalidadeDaMarca.pdfTCC847.55 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.