Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33071
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
Fecha de embargo: | 2021-10-29 |
Título: | Cursinhos Pré-vestibulares Populares e sua contribuição no papel de formação docente no Município de Uberlândia |
Autor: | Sousa, Hugo Sanchez de |
Primer orientador: | Oliveira, Renata Carmo de |
Primer miembro de la banca: | Oliveira, João Carlos de |
Segundo miembro de la banca: | Pereira, Francielle Amâncio |
Resumen: | Este texto objetiva um recorte acerca da formação inicial de professores de biologia que atuam em Cursinhos Populares e buscam vivenciar experiências que agreguem em seus currículos e retribuam aos mesmos espaços que ajudaram ao acesso à Universidade. Estes espaços denominados Cursinhos Populares, apresentam características de uma educação democrática que buscam a democratização do ensino, rompendo as barreiras de um movimento social excludente a camadas sociais excluídas. Para a realização da pesquisa foi feito um levantamento biblioFigura sobre o Cursinho Popular em que atuei no Município de Uberlândia e enviado um questionário para professores de biologia atuantes nestes espaços educacionais. O questionário foi feito e enviado pela plataforma Google Forms, onde os professores convidados consentiram com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, disponível no próprio questionário. A análise das informações levantadas foi feita sob a perspectiva da bibliografia levantada de maneira discursiva, obtendo-se ao todo 10 respostas de professores que atuam em Cursinhos Populares no Município de Uberlândia. Dos professores que atuam nestes espaços, todos cursam ou cursaram Ciências Biológicas, tendo 4 professores ainda em formação na graduação dispostos entre o 3º período e 6º período, 6 professores já formados onde 2 são da pós-graduação. Os desafios enfrentados pelos docentes são relatados de maneira discursiva e visto uma alta necessidade de organização em relação ao tempo distribuído frente ao planejamento dos mesmos, onde foi visto por 4 (40%) professores apresentam dificuldades em seguir o cronograma de planejamento. Pautadas as experiências e desafios trilhados nesta jornada que os terceiros espaços disponibilizam, entende-se as competências e habilidades que são necessárias para desenvolver nesta caminhada formativa. Com a realização da pesquisa foi possível notar a motivação e perspectiva frente a ação docente nestes terceiros espaços. |
Palabras clave: | Cursinhos populares Educação popular Formação de professores Pré-vestibulares |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | SOUSA, Hugo Sanchez de. Cursinhos Pré-vestibulares Populares e sua contribuição no papel de formação docente no Município de Uberlândia. 2021. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33071 |
Fecha de defensa: | 22-oct-2021 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CursinhosPréVestibulares.pdf | 1.19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons