Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33071
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
Embargo Date: | 2021-10-29 |
Title: | Cursinhos Pré-vestibulares Populares e sua contribuição no papel de formação docente no Município de Uberlândia |
Author: | Sousa, Hugo Sanchez de |
First Advisor: | Oliveira, Renata Carmo de |
First member of the Committee: | Oliveira, João Carlos de |
Second member of the Committee: | Pereira, Francielle Amâncio |
Summary: | Este texto objetiva um recorte acerca da formação inicial de professores de biologia que atuam em Cursinhos Populares e buscam vivenciar experiências que agreguem em seus currículos e retribuam aos mesmos espaços que ajudaram ao acesso à Universidade. Estes espaços denominados Cursinhos Populares, apresentam características de uma educação democrática que buscam a democratização do ensino, rompendo as barreiras de um movimento social excludente a camadas sociais excluídas. Para a realização da pesquisa foi feito um levantamento biblioFigura sobre o Cursinho Popular em que atuei no Município de Uberlândia e enviado um questionário para professores de biologia atuantes nestes espaços educacionais. O questionário foi feito e enviado pela plataforma Google Forms, onde os professores convidados consentiram com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, disponível no próprio questionário. A análise das informações levantadas foi feita sob a perspectiva da bibliografia levantada de maneira discursiva, obtendo-se ao todo 10 respostas de professores que atuam em Cursinhos Populares no Município de Uberlândia. Dos professores que atuam nestes espaços, todos cursam ou cursaram Ciências Biológicas, tendo 4 professores ainda em formação na graduação dispostos entre o 3º período e 6º período, 6 professores já formados onde 2 são da pós-graduação. Os desafios enfrentados pelos docentes são relatados de maneira discursiva e visto uma alta necessidade de organização em relação ao tempo distribuído frente ao planejamento dos mesmos, onde foi visto por 4 (40%) professores apresentam dificuldades em seguir o cronograma de planejamento. Pautadas as experiências e desafios trilhados nesta jornada que os terceiros espaços disponibilizam, entende-se as competências e habilidades que são necessárias para desenvolver nesta caminhada formativa. Com a realização da pesquisa foi possível notar a motivação e perspectiva frente a ação docente nestes terceiros espaços. |
Keywords: | Cursinhos populares Educação popular Formação de professores Pré-vestibulares |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | SOUSA, Hugo Sanchez de. Cursinhos Pré-vestibulares Populares e sua contribuição no papel de formação docente no Município de Uberlândia. 2021. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33071 |
Date of defense: | 22-Oct-2021 |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CursinhosPréVestibulares.pdf | 1.19 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License