Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33071
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSousa, Hugo Sanchez de-
dc.date.accessioned2021-11-03T19:47:39Z-
dc.date.available2021-11-03T19:47:39Z-
dc.date.issued2021-10-22-
dc.identifier.citationSOUSA, Hugo Sanchez de. Cursinhos Pré-vestibulares Populares e sua contribuição no papel de formação docente no Município de Uberlândia. 2021. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33071-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectCursinhos popularespt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPré-vestibularespt_BR
dc.titleCursinhos Pré-vestibulares Populares e sua contribuição no papel de formação docente no Município de Uberlândiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Renata Carmo de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9200145359223388pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, João Carlos de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8306771766190744pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Francielle Amâncio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4781430799596686pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste texto objetiva um recorte acerca da formação inicial de professores de biologia que atuam em Cursinhos Populares e buscam vivenciar experiências que agreguem em seus currículos e retribuam aos mesmos espaços que ajudaram ao acesso à Universidade. Estes espaços denominados Cursinhos Populares, apresentam características de uma educação democrática que buscam a democratização do ensino, rompendo as barreiras de um movimento social excludente a camadas sociais excluídas. Para a realização da pesquisa foi feito um levantamento biblioFigura sobre o Cursinho Popular em que atuei no Município de Uberlândia e enviado um questionário para professores de biologia atuantes nestes espaços educacionais. O questionário foi feito e enviado pela plataforma Google Forms, onde os professores convidados consentiram com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, disponível no próprio questionário. A análise das informações levantadas foi feita sob a perspectiva da bibliografia levantada de maneira discursiva, obtendo-se ao todo 10 respostas de professores que atuam em Cursinhos Populares no Município de Uberlândia. Dos professores que atuam nestes espaços, todos cursam ou cursaram Ciências Biológicas, tendo 4 professores ainda em formação na graduação dispostos entre o 3º período e 6º período, 6 professores já formados onde 2 são da pós-graduação. Os desafios enfrentados pelos docentes são relatados de maneira discursiva e visto uma alta necessidade de organização em relação ao tempo distribuído frente ao planejamento dos mesmos, onde foi visto por 4 (40%) professores apresentam dificuldades em seguir o cronograma de planejamento. Pautadas as experiências e desafios trilhados nesta jornada que os terceiros espaços disponibilizam, entende-se as competências e habilidades que são necessárias para desenvolver nesta caminhada formativa. Com a realização da pesquisa foi possível notar a motivação e perspectiva frente a ação docente nestes terceiros espaços.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration42pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.description.embargo2021-10-29-
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CursinhosPréVestibulares.pdf1.19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons