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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-5607-0505
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Fecha de embargo: 2021-09-16
Título: Histórias e culturas indígenas outras em "Índio Presente" (2017): o potencial da produção midiática na desconstrução de equívocos
Título (s) alternativo (s): Others histories and cultures indigenous in "Índio Presente" (2017): the potential of media production in deconstructing mistakes
Autor: Moreira, Tássita de Assis
Primer orientador: Franco, Aléxia Pádua
Primer miembro de la banca: Silva Júnior, Astrogildo Fernandes da
Segundo miembro de la banca: Brito, Edson Machado de
Tercer miembro de la banca: Cerezer, Osvaldo Mariotto
Resumen: A reprodução de ideias estereotipadas sobre pessoas e povos indígenas perdura mesmo após séculos de lutas e resistências. Na sociedade brasileira, e principalmente no ambiente escolar, o senso comum prevalece com um imenso potencial destrutivo e o convite para repensar práticas educativas pode se revelar um caminho interessante a trilhar. O objetivo desta pesquisa é refletir sobre a presença de indígenas e não-indígenas na produção audiovisual da série documental Índio Presente (2017) e sua potencialidade na desconstrução de equívocos e valorização das histórias e culturas indígenas. Para esta discussão, foram elencados como aparatos teórico-metodológicos os Estudos Culturais de Hall (2003), Larrosa e Skliar (2001), Estudos Decoloniais com Quijano (2005), Mignolo (2017) e - especificamente em história indígena - Smith (2018), e sobre Interculturalidade Crítica com Walsh (2008), Candau e Russo (2010), bem como a análise a partir do “olhar engajado” proposto por Mauad (2008), da comunicação intercultural em Gallois (2004) e da materialidade do produto audiovisual em Souza (2004) e Guilherme (2018). A análise dos treze episódios que compõem a série documental, foi realizada por meio de três categorias: A desconstrução do mito fundador; Contribuições para uma pedagogia decolonial; A interculturalidade na produção da série, e da realização de entrevistas com diretores e produtores indígenas e não-indígenas. Como referenciais teóricos de pesquisa em educação, pedagogia decolonial e ensino da temática indígena, esta pesquisa se baseia nos estudos de Silva Jr. e Souza (2016), Silva e Costa (2018), Munduruku (2017) e Kayapó (2020). Os resultados das análises indicam que, a partir da contribuição de pessoas indígenas produzindo junto com não-indígenas, o produto audiovisual da série documental pode contribuir para a desconstrução de estereótipos e equívocos historicamente reproduzidos dentro e fora do espaço escolar, além de colaborar para a valorização e difusão de histórias, culturas, pessoas e povos indígenas.
Abstract: The reproduction of stereotyped ideas about indigenous peoples persists even after centuries of struggle and resistance. In Brazilian society, and especially in the school environment, common sense prevails with an immense destructive potential and the invitation to rethink educational practices may prove to be an interesting path to take. The objective of this research is to reflect on the presence of indigenous and non-indigenous people in the audiovisual production of the documentary series Indio Presente (2017) and its potential in deconstructing mistakes and valuing indigenous histories and cultures. For this discussion, Cultural Studies by Hall (2003), Larrosa and Skliar (2001), Decolonial Studies with Quijano (2005), Mignolo (2017) and - specifically in indigenous history - Smith (2018) were listed as theoretical and methodological devices, and on Critical Interculturality with Walsh (2008), Candau e Russo (2010), as well as the analysis from the “engaged look” proposed by Mauad (2008), the intercultural communication in Gallois (2004) and the materiality of the audiovisual product in Souza (2004) and Guilherme (2018). The analysis of the thirteen episodes that make up the documentary series was carried out through three categories: The deconstruction of the founding myth; Contributions to a decolonial pedagogy; Interculturality in the production of the series, and conducting interviews with indigenous and non-indigenous directors and producers. As theoretical research references in education, decolonial pedagogy and teaching of indigenous themes, this research is based on the studies of Silva Jr. and Souza (2016), Silva and Costa (2018), Munduruku (2017) and Kayapó (2020). The results of the analyzes indicate that, from the contribution of indigenous people producing together with non-indigenous, the audiovisual product of the documentary series can contribute to the deconstruction of stereotypes and mistakes historically reproduced inside and outside the school space, as well as contributing to the appreciation and dissemination of histories, cultures, people and indigenous peoples.
Palabras clave: Temática Indígena
Pedagogia Decolonial
Audiovisual
Índio Presente
Indigenous Theme
Decolonial Pedagogy
Audio-visual
Índio Presente
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tema: Educação
Comunicação audiovisual
Indígenas da América do Sul - Brasil
Série documental. Relatos de pesquisa
Ensaios em interculturalidade
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: MOREIRA, Tássita de Assis. Histórias e culturas indígenas outras em "Índio Presente" (2017): o potencial da produção midiática na desconstrução de equívocos. 2021. 182 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.490.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.490
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32887
Fecha de defensa: 16-sep-2021
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

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