Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32857
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Escolas de natação: o conhecimento técnico como elemento para a gestão |
Autor(es): | Mota, Caroline Gonçalves da |
Primeiro orientador: | Tavares, Giselle Helena |
Primeiro membro da banca: | Bastos, Flávia da Cunha |
Segundo membro da banca: | Ribeiro, Gabriela Machado |
Resumo: | Objetivo: Investigar o perfil das/os gestoras/es das escolas de natação de Uberlândia-MG e também averiguar o conhecimento desses indivíduos sobre metodologia, bases teóricas e estrutura de ensino utilizada pela escola. Metodologia: O estudo teve natureza qualitativa e características exploratória e transversal. A pesquisa foi realizada com sete gestoras/es e quatro professoras mediante a uma entrevista semiestruturada. Originalidade/relevância: Ter conhecimento sobre o perfil das/os gestoras/es atuantes nesses espaços e também compreender se a competência conhecimento é bem desenvolvida e importante para qualificar a gestão do esporte. Principais resultados: Foi possível identificar que 75,5% dos entrevistados são do gênero feminino e são formados em Educação Física, porém, nenhum possui especialização em conteúdos relacionados a Gestão do Esporte. Além disso, ficou evidente que a competência conhecimento é fragilizada em relação à metodologia de ensino, embasamento teórico e na estruturação das estratégias. Contribuições teóricas metodológicas: Pesquisas realizadas com gestoras/es de escolas de natação podem proporcionar a abertura da discussão nesse setor e também identificar as relações existentes entre o mercado de trabalho e a academia. Palavras-chave: Gestão do Esporte. Natação. Conhecimento |
Palavras-chave: | Gestão do Esporte Natação Conhecimento |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | MOTA, Caroline Gonçalves da. Escolas de natação: O conhecimento técnico como elemento para a gestão. 2020. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32857 |
Data de defesa: | 22-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC - Educação Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EscolasDeNatação.pdf | 1.19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.