Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32835
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Fecha de embargo: 2023-09-24
Título: Masculinidades: discursos de como ser homem a partir de produtos culturais
Autor: Gonzaga, Frederico Rodrigues
Primer orientador: Braga, Tatiana Benevides Magalhães
Primer miembro de la banca: Farinha, Marciana Gonçalves
Segundo miembro de la banca: Gonçalves, Marcela Elias Santos
Resumen: O estudo analisa os discursos sobre masculinidades proferidos por homens cisgêneros, heterossexuais em ambientes virtuais, especificamente no YouTube. Procuramos situar este trabalho dentro do campo dos estudos de gênero, contextualizando os avanços devido ao feminismo, esforços acadêmicos e de grupos socais para a destituição da masculinidade e patriarcado como base da sociedade ocidental. Usamos como palavra-chave em nossa busca os termos “ser homem”, “masculinidade”, “masculinidade frágil” e “masculinidade tóxica” e obtivemos o total de 16 vídeos para serem contemplados. Ao analisar o conteúdo, procuramos correlacionar estudos de gênero, especificamente sobre masculinidades de modo a trabalhar como a masculinidade tradicional, machismo e os novos discursos e formas de ser masculino se localizam no debate virtual. Por meio dos dados obtidos observamos tanto a masculinidade tradicional atrelada a instituições históricas como igreja e polícia como novas masculinidades próximas de produtos culturais como filmes e séries. Observamos também a mercantilização de ideias de comportamento, tanto através de séries como cursos para sucesso individual, sucesso em relacionamentos e assim por diante.
Abstract: The study analyzes the discourses about masculinities uttered by cisgender, heterosexual men in virtual environments, specifically on YouTube. We seek to situate this work within the field of gender studies, contextualizing the advances due to feminism, academic and social group efforts for the dismissal of masculinity and patriarchy as the basis of Western society. We used as keywords in our search the terms "being a man", "masculinity", "fragile masculinity" and "toxic masculinity" and obtained a total of 16 videos to be contemplated. In analyzing the content, we sought to correlate gender studies, specifically about masculinities in order to work out how traditional masculinity, machismo, and the new discourses and ways of being masculine are located in the virtual debate. Through the data obtained we observed both the traditional masculinity linked to historical institutions such as the church and the police, and new masculinities close to cultural products such as movies and series. We also observed the commodification of behavioral ideas, both through series and courses for individual success, success in relationships and so on.
Palabras clave: estudos de gênero
masculinidade
masculinidade frágil
masculinidade frágil
saúde masculina
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: GONZAGA, Frederico Rodrigues. Masculinidades: discursos de como ser homem a partir de produtos culturais. 2021. 97 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlandia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32835
Fecha de defensa: 24-sep-2021
Aparece en las colecciones:TCC - Psicologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
MasculinidadesDiscursosComo.pdfTCC1.04 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons