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dc.creatorGonzaga, Frederico Rodrigues-
dc.date.accessioned2021-10-05T14:02:37Z-
dc.date.available2021-10-05T14:02:37Z-
dc.date.issued2021-09-24-
dc.identifier.citationGONZAGA, Frederico Rodrigues. Masculinidades: discursos de como ser homem a partir de produtos culturais. 2021. 97 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlandia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32835-
dc.description.abstractThe study analyzes the discourses about masculinities uttered by cisgender, heterosexual men in virtual environments, specifically on YouTube. We seek to situate this work within the field of gender studies, contextualizing the advances due to feminism, academic and social group efforts for the dismissal of masculinity and patriarchy as the basis of Western society. We used as keywords in our search the terms "being a man", "masculinity", "fragile masculinity" and "toxic masculinity" and obtained a total of 16 videos to be contemplated. In analyzing the content, we sought to correlate gender studies, specifically about masculinities in order to work out how traditional masculinity, machismo, and the new discourses and ways of being masculine are located in the virtual debate. Through the data obtained we observed both the traditional masculinity linked to historical institutions such as the church and the police, and new masculinities close to cultural products such as movies and series. We also observed the commodification of behavioral ideas, both through series and courses for individual success, success in relationships and so on.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectestudos de gêneropt_BR
dc.subjectmasculinidadept_BR
dc.subjectmasculinidade frágilpt_BR
dc.subjectmasculinidade frágilpt_BR
dc.subjectsaúde masculinapt_BR
dc.titleMasculinidades: discursos de como ser homem a partir de produtos culturaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Braga, Tatiana Benevides Magalhães-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5858616116806722pt_BR
dc.contributor.referee1Farinha, Marciana Gonçalves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2345990227231629pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, Marcela Elias Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7714542424609728pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6806421974828151pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO estudo analisa os discursos sobre masculinidades proferidos por homens cisgêneros, heterossexuais em ambientes virtuais, especificamente no YouTube. Procuramos situar este trabalho dentro do campo dos estudos de gênero, contextualizando os avanços devido ao feminismo, esforços acadêmicos e de grupos socais para a destituição da masculinidade e patriarcado como base da sociedade ocidental. Usamos como palavra-chave em nossa busca os termos “ser homem”, “masculinidade”, “masculinidade frágil” e “masculinidade tóxica” e obtivemos o total de 16 vídeos para serem contemplados. Ao analisar o conteúdo, procuramos correlacionar estudos de gênero, especificamente sobre masculinidades de modo a trabalhar como a masculinidade tradicional, machismo e os novos discursos e formas de ser masculino se localizam no debate virtual. Por meio dos dados obtidos observamos tanto a masculinidade tradicional atrelada a instituições históricas como igreja e polícia como novas masculinidades próximas de produtos culturais como filmes e séries. Observamos também a mercantilização de ideias de comportamento, tanto através de séries como cursos para sucesso individual, sucesso em relacionamentos e assim por diante.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration97pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIALpt_BR
dc.description.embargo2023-09-24-
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